Vacina para todos(as), já. Sindicatos e movimentos populares farão carreata em Foz

Entidades convidam a população para participar da carreata – Foto ilustrativa: Pixabay

A APP-Sindicato/Foz integra a comissão organizadora. Mobilização acontece em todo o país e inclui a defesa do SUS.

Vacina gratuita contra a covid-19 para todos(as) os(as) brasileiros(as) imediatamente. Essa é a cobrança da carreata nacional que será realizada no próximo dia 31 de janeiro, nas principais cidades brasileiras. Em Foz do Iguaçu, a mobilização está sendo organizada por sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos do campo popular.

A carreata iguaçuense começará às 9h, com saída do portão de entrada da Itaipu Binacional, na Avenida Tancredo Neves, percorrendo as principais ruas da cidade. As organizações sindicais e sociais exigem dos governos municipal, estadual e federal a imunização total da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O governo federal não adotou as medidas necessárias para agilizar a vacinação aos(às) brasileiros(as). Estamos atrás de muitos países, inclusive de nossos vizinhos”, ressalta Cátia Castro, representante da APP-Sindicato/Foz na comissão organizadora da carreta em Foz. “Por isso, eles querem impor uma imunização aos poucos. Nós exigimos que ela seja para todos(as) e imediata”, completa.

Material de divulgação da mobilização em Foz do Iguaçu – Foto: Reprodução

A educadora explica que a pauta inclui a defesa do SUS, que vem sendo duramente atacado pelo Governo Bolsonaro e seus aliados. “Toda a sociedade precisa defender nosso sistema público de saúde, que é o único capaz de oferecer proteção e atendimento universal, especialmente para os setores populares da população”, enfatiza.

Conforme Cátia Castro, a carreata pela vacinação ampla e em defesa do SUS marca o início das lutas contra a política de desmonte dos serviços públicos patrocinada pelo Governo Bolsonaro. “O ‘ministro da Saúde’ foi a Manaus defender a cloroquina como tratamento para a covid-19. Poucos dias depois, a população de lá está morrendo por falta de oxigênio. Isso demonstra que estamos diante de um governo genocida que precisamos combater”, conclama.

Carreata pela vacina gratuita e para todos(as) em Foz
Data: 31 de janeiro (domingo), às 9
Saída: portão de entrada à Itaipu Binacional (Avenida Tancredo Neves)
Movimento aberto para toda a população.