‘Quarentena’ de Ratinho Jr mantém serviços pedagógicos nas escolas: exposição de educadores(as) e comunidade à covid-19

Famílias de 231 mil estudantes vão às escolas nesta sexta retirar alimentos e material impresso da “EaD”, informou a Seed.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), famílias de 231 mil alunos irão às escolas paranaenses nesta sexta-feira, 3. Durante todo o dia, a comunidade retira alimentos e “material impresso para os alunos da rede que estão sem acesso à TV aberta e às ferramentas on-line”, informou a secretaria.

Ao convocar educadores(as) para o trabalho pedagógico nas escolas e obrigar famílias a retirar conteúdo impresso, o Governo Ratinho Junior expõe servidores(as) e a comunidade ao risco de covid-19. As escolas públicas até agora não contam com protocolos sanitários de prevenção, uma reivindicação apresentada reiteradamente pelo sindicato.

Na “quarentena” de Ratinho Junior, as escolas seguem abertas para serviços pedagógicos. Isso porque a fraude da “EaD” exclui grande parte dos estudantes sem condições mínimas para acompanhar as atividades não presenciais, apesar da maquiagem nos dados de acesso, em que para o governo um clique na internet equivale a “aprender”.

A Região Oeste é o epicentro da pandemia no interior do estado. Isso levou a APP-Sindicato/Foz a cobrar do Núcleo Regional de Educação (NRE) as medidas e protocolos adotados para a prevenção da covid-19 nas escolas de Foz do Iguaçu e região. A resposta foi nula. O NRE e a Seed são negligentes com a saúde dos(as) servidores(as) da educação.

Foz do Iguaçu, onde uma educadora foi diagnosticada com a covid-19, foram registrados 96 novos casos da doença nesta quinta-feira, recorde para um único dia. A cidade totaliza 1.063 ocorrências e 11 mortes, tendo que abrir novos leitos de UTI para o atendimento a pacientes não entrar em colapso.

Em Medianeira, são 344 confirmações da doença, conforme boletim epidemiológico desta quinta. Em São Miguel do Iguaçu são 149 diagnósticos e um óbito. Santa Terezinha de Itaipu soma 112 casos de covid-19 e uma morte. Há incidência de pacientes de covid-19 em todas as demais cidades de abrangência da APP-Sindicato/Foz.