Pepe Mujica vem a Foz do Iguaçu para jornada de integração da América Latina e Caribe

Ex-presidente do Uruguai, José Mujica – foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

Ex-presidente do Uruguai é uma das lideranças do continente confirmadas no encontro, que será nos dias 22 e 23, no Centro de Convenções.

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica será uma das lideranças presentes na Jornada de Integração dos Povos da América Latina e Caribe, em Foz do Iguaçu, nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Centro de Convenções. O evento deverá reunir mais de 1.500 participantes, de 15 países.

Mujica, expressão contemporânea das ideias progressistas no continente, é um crítico da sociedade capitalista. Para ele, o consumo desenfreado é inimigo da liberdade do ser humano, em que as pessoas “vendem o tempo de vida”, comprometendo a própria vivência e as práticas sociais.

O objetivo do fórum na fronteira é fortalecer a integração regional entre nações e povos. Na pauta, a criação de uma agenda política comum de viés popular, o que inclui a discussão de temas como soberania e solidariedade, paz, enfrentamento à fome e às desigualdades, cultura e meio ambiente.

Referências do campo político e social progressista dos países da região farão parte da jornada. Também serão protagonistas os representantes dos povos originários e tradicionais, organizações estudantis, movimentos sociais, artistas e intelectuais. A programação prevê conferências, debates e ato cultural.

Presidente da APP-Sindicato/Foz, Ari Jarczewski enfatiza a importância de se olhar para o continente a partir dos povos e convida a comunidade da região trinacional a participar. “Somos um continente enorme, rico em matéria-prima, produção de alimentos e diversidade cultural. Precisamos nos unir e nos fortalecer como um só povo”, propõe.

Vozes dos povos

As conferências e debates serão durante os dois dias do evento. Nas mesas, na apresentação dos temas, irão revezar-se lideranças, integrantes de partidos políticos, governos, sindicatos e de movimentos populares e indígenas. Serão dois eixos principais, sendo “Capitalismo e Ameaças à Soberania dos Povos” e “Desafios da Integração da América Latina e do Caribe”.

O encerramento contará, entre outras presenças, com Pepe Mujica, a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, e o candidato a presidente nas eleições primárias da Argentina em 2023 Juan Grabois. O ato político está previsto para as 19h30, seguido de apresentações culturais latino-americanas e caribenhas.

Também foram convidados para o evento Adolfo Perez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz; o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile; Carol Proner, representante da Associação Brasileira de Juristas; e Rafael Freire Neto, integrante da Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo.

Feira  

No evento, haverá a feira com pratos e sabores típicos dos países da América Latina e Caribe, com alimentos e produtos da reforma agrária, da agricultura familiar e da economia popular e solidária, além de uma tenda de saúde popular. Nas duas noites, acontecerão apresentações  culturais.

Organização

A Jornada de Integração dos Povos da América Latina e Caribe é organizada pela Alba Movimentos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical de Travejadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, além de universidades.

Programação

Dia 22 de fevereiro | quinta-feira

9h: ato de abertura

10h: conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”

12h: almoço

14h–17h30: mesas de trabalho simultâneas

19h: jantar

20h–23h: ato político e cultural de solidariedade aos povos

Dia 23 de fevereiro | sexta-feira

9h: ato de abertura

9h30: conferência “Desafios da integração da América Latina e do Caribe”

12h: almoço

14h–16h: mesas de trabalho simultâneas

16h–18h: plenária final e leitura do documento da jornada

18h: jantar

19h30: ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares

21h30–23h: Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe


Jornada de Integração dos Povos da América Latina e Caribe

Data: 22 e 23 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Local:
  Centro de Convenções de Foz do Iguaçu
Link para participar das conferências:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3qDmRR8s4ONyZMBq-Ockl3HZ0Zck6DTPkYHx54YLKn5DlYg/viewform
Informações: secretaria.integraciondelospueblos@proton.me

(AI APP-Sindicato/Foz)