Educadores aposentados de Assis Chateaubriand, Cascavel, Toledo e das cidades da base do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu da APP-Sindicato participaram de encontro macorregional do Coletivo de Aposentados, no Colégio Agrícola, nesta quarta-feira (11). A programação contou com palestras, análise da conjuntura, debates e deliberações sobre as reivindicações da categoria e apresentações culturais dos educadores.
Os participantes do encontro dividiram-se em quatro grupos temáticos discutindo sobre os seguintes eixos: a aplicação da lei do piso e da legislação que garante a data-base em 1º de janeiro de 2016 e 2017 e a partir de 1º de Maio de 2017, previdência e contribuição previdenciária dos aposentados, saúde dos servidores e aposentadoria especial para pessoa com deficiência e enquadramento de nível dos aposentados.
O principal tema abordado pelo Coletivo de Aposentados da macrorregional foi a aposentadoria dos servidores. Entre as preocupações dos estão o uso da poupança do funcionalismo pelo Governo do Paraná, o que pode representar a insolvência do fundo em médio prazo e as propostas que poderão implicar em ataques contra a aposentadoria dos servidores públicos.
“Precisamos permanecer em alerta sempre, pois estão sendo estudadas medidas que impactarão na vida dos aposentados. O projeto nacional que está começando é alinhado ao grande capital e visa