Filme “Espero tua (re)volta” será exibido em Foz dia 3 de setembro; obra permite reflexão sobre a educação pública

0

O Cineclube Cinelatino exibirá o documentário “Espero tua (re)volta”, da diretora Eliza Capai, em única sessão, no dia 3 de setembro às 19 horas no Anfiteatro Martina da Unila – Jardim Universitário. A entrada é gratuita.

O filme que registra as lutas dos estudantes secundaristas contra o fechamento de quase cem escolas públicas e contra o aumento nas tarifas do transporte público conquistou o prêmio da Anistia Internacional (AI) e o da Paz no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). O documentário descreve cinco anos de mobilizações, assembleias estudantis, ocupação de escolas e marchas sob o lema “ocupar e resistir”.

Segundo a argumentação dos jurados do Prêmio da Paz, o longa mereceu o prêmio por ser um exponente do cinema comprometido com o engajamento cívico. “Espero tua (re)volta” registra os abusos da polícia, as experiências, paixões e medos de adolescentes brasileiros que, em 2015, começaram a ocupar as escolas públicas em todo o país exigindo uma educação igualitária.

Capai traz à tona duas perguntas recorrentes nestes tempos: quem escreve a história e como deve ser registrada. Após a sessão, acontecerá um debate com a presença de Cátia Castro (APP-Sindicato/Foz); Emilly Witte (Estudante Secundarista); Gilberto Moreno (SESUNILA); Juliana Balestra (História UNILA) e Luciana GB (Cineclube El Caracol).

O Cineclube Cinelatino, o Instituto Latino-Americano de Artes e Cultura (Unila) e o Cineclube El Caracol, da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), trazem a exibição graças a distribuição social por parte de Capai, quem criou canais para a realização de sessões públicas com o objetivo de fazer com que o documentário seja mais acessível.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 10.48.23

Share.

Leave A Reply