Com a pandemia acelerada, Foz suspende aulas presenciais na rede estadual

Dez colégios em Foz e região registram casos de covid-19 com a volta às aulas.

Colégio na cidade teve surto de covid-19. Ratinho Junior e Feder seguem expondo a comunidade escolar à doença.

Em Foz do Iguaçu, cinco colégios estaduais registraram casos de covid-19 entre professores(as), funcionários(as) e alunos(as), só em maio – em um deles, ocorreu surto da doença. Desde que a prefeitura autorizou o retorno às aulas presenciais, o que deu justificativa para o Governo do Paraná reabrir os estabelecimentos de ensino no município, a APP-Sindicato/Foz denuncia o risco de contaminação do novo coronavírus na comunidade escolar.

Com a pandemia em aceleração, a gestão municipal decidiu incluir a suspensão das aulas presenciais de níveis básico, médio e superior, em decreto publicado nessa quinta-feira, 27, o qual prevê medidas de enfrentamento à covid. Diz a normativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu:

Art. 3º Ficam suspensas, pelo período de 15 dias, a partir de 31 de maio de 2021, as aulas presenciais na rede pública municipal e estadual de ensino, bem como nas instituições públicas de ensino Médio, Superior e de Pós-graduação, no âmbito do Município de Foz do Iguaçu.

“Vínhamos afirmando e cobrando que as prefeituras têm, não apenas a competência, como também a responsabilidade de emitir decretos de preservação da vida, impedindo a volta às aulas”, frisa o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges. “Porque Ratinho Junior e Renato Feder lançaram educadores(as), adolescentes e jovens à doença”, completa.

Segundo o dirigente sindical, o negacionismo faz estragos ainda maiores em Foz do Iguaçu e região, devido ao alinhamento ao governo da chefe do Núcleo Regional de Educação, Silva Garcia. “É uma professora que não defende os(as) professores(as) e funcionários(as). Fica do lado de políticos carreiristas que fazem de tudo para destruir a escola pública”, desabafou Silvio.

A categoria está em greve pela vida no Paraná. “Não podemos ficar nas mãos da conveniência de gestores municipais e estaduais de plantão. Temos que lutar, nos mobilizar, fortalecer a greve pela vida para que as aulas sejam retomadas somente com segurança, com vacinação da população”, ressaltou.

Silvio reforça a convocação da base da APP-Sindicato/Foz para participar da assembleia on-line, neste sábado, às 8h30, que terá como pauta as mobilizações. Para participar, é preciso fazer a inscrição previamente (clique para inscrever-se na assembleia).