Caso de covid-19 em aluna faz colégio de Santa Terezinha suspender turma

Estudante com covid-19 é do terceiro ano do Ensino Médio – Foto: Reprodução

O Colégio Angelo Antonio Benedet mantém aulas presenciais para todas as demais turmas. Estudante infectada esteve na escola nessa terça-feira, 15.

Uma estudante do Colégio Estadual Angelo Antonio Benedet, de Santa Terezinha de Itaipu (PR), foi diagnosticada com covid-19 e a escola foi obrigada a suspender a turma. A aluna do terceiro ano do Ensino Médio esteve na instituição nessa terça-feira, 15, e obteve a confirmação da doença hoje, quarta-feira, 16.

O colégio mantém aulas presenciais para todas as turmas, reunindo ao mesmo tempo 12 alunos(as) por sala. Antes da aluna, um funcionário do setor administrativo da instituição também foi infectado pelo novo coronavírus, permanecendo afastado para tratamento por 15 dias. O agente educacional retornou ao trabalho nesta quarta-feira.

A abertura de escolas sem vacinação em massa e controle da pandemia está causando adoecimento e morte na comunidade escolar. Entre os colégios que integram o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE), 11 já registraram casos de covid-19, desde o início de maio, com a imposição da volta às aulas presencialmente.

“Nossa categoria está em greve pela vida nas escolas com aulas presenciais. Reforçamos o chamado para que os(as) colegas professores(as) e funcionários(as) não participem dessas atividades”, convoca o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges. “Mantenham o trabalho remoto, sem expor a própria saúde e a de suas famílias”, enfatiza.

“A irresponsabilidade de Ratinho Junior e Renato Feder está nos matando. Nossas redes sociais viraram obituário. Nossos colegas estão morrendo, inclusive tendo que passar por filas até receber atendimento adequado”, enfatiza. “E os prefeitos e prefeitas que reabrem escolas também são responsáveis pela tragédia que estamos enfrentando”, conclui Silvio.

UTI lotada

A Macrorregião Oeste atinge quase 100% de ocupação de leitos nas unidades de terapia intensiva dos hospitais. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que atende pacientes dos nove municípios da área de abrangência do NRE de Foz do Iguaçu, está desde maio com 100% de utilização da UTI, com pacientes internados em UPA.