DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO COM A FORMAÇÃO DOS/AS EDUCADORES/AS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE
Não é de hoje que o Governo do Paraná (Secretaria Estadual de Educação – SEED) trata de forma burocratizada, esvaziada de conteúdo científico, e centralizada a formação dos/as educadores/as paranaenses. Cada vez mais se afirma o projeto que tanto denunciamos nos anos anteriores de “Pedagogia das planilhas”.
Mais uma vez, de forma arbitrária e autoritária, a SEED publicou uma orientação, desta vez para a formação continuada que ocorrerá no dia 06 de outubro, que limita a autonomia das equipes pedagógicas e direções de escolas, pois não permite que as mesmas escolham, segundo suas especificidades, os temas a serem abordados nas oficinas, restringindo a escolha aos temas ofertados pela SEED no Portal Educacional.
Outro agravante é que a orientação impede que docentes externos ao ambiente escolar, possam ofertar oficinas, palestras cursos, etc. Ou seja, está vetando uma prática tão salutar para o processo educativo da rede básica, que são as parcerias formativas, que já ocorrem há anos com as universidades, institutos, e outras instituições formativas.
Somos contrários/as a essas medidas, pois entendemos que cada escola tem suas demandas específicas e deve ter autonomia para e organizar seus momentos formativos.
Qual o motivo dessa contrariedade na participação de docentes externos? Destacamos, mais uma vez, que a parceria entre a escola e a universidade pública tem muito a acrescentar à formação de professores/as e funcionários/as.
Além disso, o governo do estado demonstra pouco se importar com a formação docente – ponto relevante na qualidade da educação pública – visto que até o momento não organizou a oferta do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) para 2018, tão importante para o processo formativo dos educadores. Pior que isso, o PDE é uma política de formação que vem sendo abandonada pelo atual governo (redução da oferta de turmas, sucateamento das universidades que fazem a parceria para a oferta, etc.).
Neste contexto que temos vivenciado, de sucateamento da escola pública, de desvalorização dos/das profissionais da educação, de ataques as liberdades democráticas e de censuras diversas, repudiamos mais esta medida que atenta contra o caráter da escola pública e da sua autonomia pedagógica.