Aposentados(as) fortalecem a luta por direitos em encontro da APP-Sindicato/Foz

Encontro de professores(as) e funcionários(as) aposentados(as) em São Miguel do Iguaçu – Foto: APP-Sindicato/Foz


Evento em São Miguel do Iguaçu reuniu educadores(as) das cidades da região. Desconto previdenciário e calote da data-base achatam salários.

Após uma vida inteira dedicada à escola pública, aposentados(as) enfrentam a redução de suas remunerações pelo desconto previdenciário e o calote da data-base impostos pelo Governo do Paraná.

O encontro foi carinhosamente preparado pela direção da APP-Sindicato/Foz, em São Miguel do Iguaçu, nessa quinta-feira, 23. descentralizando as ações do Núcleo Sindical.

Membros da Diretoria da APP-Sindicato/Foz

A programação contou com duas palestras importantes para os(as) idosos(as), saúde e direitos, o evento na temática junina teve música caipira ao vivo, bingo, doces e salgados típico da roça, pipoca, cachorro quente e, não poderia faltar, o tradicional quentão.

No encontro, a professora, neuropedagoga, graduada em gestão hospitalar Elizabete Manente Rocha deu uma aula sobre a diferença da artrite e artrose, como elas agem, formas de vencer e como evitar esse tipo de doença.

Elizabete Manente Rocha, professora, neuropedagoga e graduada em gestão hospitalar – APP-Sindicato/Foz

O outro tema abordado foi sobre o SAS (Sistema de Atendimento à Saúde), as dificuldades de acesso, e a necessidade da luta para ampliar o atendimento ao idoso. A secretária estadual de Aposentados(as) da APP, Maria Adelaide Mazza Correia convocou a base para a Conferência Regional da Educação, em 9 de julho,  em Foz do Iguaçu, para Maria Adelaide, a Conferência Regional da Educação é “o lugar de debate e de construir propostas, na criação de políticas públicas para melhorar o atendimento ao idoso(a)”, enfatizou.

Maria Adelaide Mazza Correia, Secretária estadual de Aposentados(as) da APP – Foto: APP-Sindicato/Foz

Luta e celebração

Para Maria das Graças Miranda, secretária de Aposentados(as) da APP-Sindicato/Foz, o evento trimestral é de luta e confraternização. “Celebramos, sim, mas o evento é de organização da base contra a política criminosa praticada pelo atual governador Ratinho Junior e seu parceiro Renato Feder”, expõe.

Essa dupla, é inimiga da educação e dos(as) trabalhadores(s). “Deixam de pagar direitos aos(às) aposentados(as) para favorecer os grandes empresários. Ratinho e Feder precisam saber que seguiremos lutando pela melhoria da educação pública. Aposentados(as), sim, inativos(as) nunca!”, enfatizou Maria das Graças.

Maria das Graças Miranda, Secretária de Aposentados(as) da APP-Sindicato/Foz – Foto: APP-Sindicato/Foz

Às(aos) mestras(es), com carinho!

A boa música ao vivo ficou por conta da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo, com a professora Maria Delci da Rosa mostrando seu talento artístico.

Maria Delci da Rosa, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo – Foto: APP-Sindicato/Foz

No encontro a APP-Sindicato/Foz homenageou a primeira professora de São Miguel do Iguaçu, Adelia Smaha de Oliveira, a aposentada é uma referência para todos(as) que defendem e valorizam o ensino gratuito e de qualidade.

Janeta Batista, presidenta da APP-Sindicato/Foz acompanhada da professora Adelia Smaha de Oliveira – Foto: APP-Sindicato/Foz

Veja todas as fotos do encontro de aposentados(as) e curta nosso facebook:
https://www.facebook.com/media/set?vanity=appsindicatofoz&set=a.4753306494774541