Aposentadoria: confira as mudanças impostas por Ratinho Junior

0

Veja o que mudou nos requisitos para ter direito a se aposentar e no cálculo do valor do benefício.

Da APP Estadual

As mudanças impostas pelo governador Ratinho Junior (PSD) no regime de aposentadoria dos(as) professores(as), funcionários(as) de escola e demais categorias de servidores(as) públicos(as) do Paraná têm provocado muitas dúvidas e apreensão na categoria.

Depois de aprovadas com o voto da base aliada ao governo, as novas regras entraram em vigor no dia 4 de dezembro de 2019, através da Emenda Constitucional 45. Em resumo, o funcionalismo vai trabalhar por mais tempo para ter direito a se aposentar e o valor do benefício será menor.

Veja nos links abaixo quais são os novos requisitos e como fica o cálculo do valor do benefício. Escolha uma das opções, de acordo com o seu cargo e gênero.

Sou Professora
Sou Professor
Sou Funcionária (QFEB e QPPE)
Sou Funcionário (QFEB e QPPE)

Nota: Para os(as) servidores(as) que não fazem parte do regime estatutário (concurso público), valem as regras do regime geral do INSS, alteradas pelo Congresso Nacional.
Atendimento ao(à) sindicalizado(a)

Professores(as) e funcionários(as) de escola sindicalizados(as) que possuem dúvidas sobre as alterações nas regras da aposentadoria contam com o Serviço de Atendimento ao Sindicalizado (SAS) da APP-Sindicato.

O serviço é exclusivo para sindicalizados(as) e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é realizado na sede estadual (Avenida Iguaçu, 880, Rebouças, Curitiba) ou pelo telefone 41 3026-9822.

Caso você ainda não esteja sindicalizado(a), clique aqui e faça a sindicalização pela internet. Além de contar com atendimento jurídico, orientação, duas Colônias de Praia, Clube do Professor, Casas da APP-Sindicato (hospedagem), convênios com planos de saúde, clubes de lazer e outros, o(a) sindicalizado(a) colabora diretamente na luta em defesa da escola pública de qualidade.

Calculadora da Aposentadoria

Além das tabelas acima, é possível consultar a Calculadora da Aposentadoria criada pela APP-Sindicato. Essa ferramenta online permite ao(à) servidor(a) público(a) simular quando poderá se aposentar de acordo com as novas regras. Clique aqui para acessar.

“Tratoraço”

O texto do governador Ratinho Junior com as novas regras de aposentadoria foi aprovado às pressas, em regime de “tratoraço”, mesmo após grande mobilização contrária, organizada pelos(as) servidores(as) com grande participação da APP-Sindicato e dos(as) trabalhadores(as) da educação.

O plenário da Assembleia Legislativa chegou a ser ocupado pelo funcionalismo para impedir a votação. Em uma manobra do governo, as votações foram transferidas para o teatro Ópera de Arame, sem a presença da sociedade.

O entorno do local foi cercado por mais de mil policiais. Até helicópteros e cães foram utilizados na operação para impedir o acesso da população.

“Fidelidade canina” a Beto Richa

Com esse e outros atos do seu primeiro ano à frente do governo estadual, Ratinho Junior mostra que suas promessas de dialogar, respeitar e valorizar o(a) servidor(a), feitas por durante a campanha eleitoral, ficaram só no papel.

Já a promessa de “fidelidade canina” a Beto Richa, essa tem sido cumprida com êxito, tanto no tratamento ao funcionalismo, quanto no sucateamento dos serviços públicos e no aumento de impostos e taxas para a população paranaense.

Share.

Leave A Reply