Baroarte começa nesta quinta; evento rende homenagem às mulheres

Por Comissão Organizadora do Baroarte

Realizado desde 1999, evento cultural envolve educadores/as, funcionários/as e alunos/as.

O Baroarte é um evento cultural realizado historicamente pelo Colégio Barão do Rio Branco. Ele ocorre anualmente desde 1999 e envolve a participação dos professores/as, funcionários/as e alunos/as.

O objetivo do evento é compartilhar entre as turmas e com a comunidade escolar as atividades desenvolvidas em sala, ao longo do ano letivo, e incentivar o conhecimento e apreciação das áreas de arte em geral, entre elas dança, pintura, música e teatro.

O Baroarte se tornou um marco entre as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola. A atividade está prevista nos documentos escolares e é organizada como estratégia de ensino para motivar os estudantes a refletir sobre as manifestações artísticas culturais e os seus significados, compreendendo a importância das artes e atividades de produção humana histórica para a construção da cidadania.

A cada ano, o Colégio elege uma temática, a partir da qual são organizadas atividades de estudo e produções coletivas por turmas, materiais para apresentação e expressões artísticas de acordo com os temas.

Neste ano, a escola propôs a temática “Mulheres” considerando os trabalhos e exposições que foram realizados no primeiro e segundo trimestres, pela disciplina de arte, a partir das obras “Mulheres Extraordinárias” e “50 Brasileiras incríveis”.

“Ao reunir estas histórias de vida, pudemos entender um pouco da nossa própria história, do que nos fez chegar até aqui, do que já conquistaram para nós lá atrás. E do que ainda temos de enfrentar (…).”
(Duda Porto de Souza e Aryane Cararo – Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil)

A escolha da temática também está relacionada com a importância das reflexões sobre o gênero, as inúmeras situações cotidianas de violência contra a mulher, a desigualdade de gênero, e as dificuldades encontradas pelas mulheres que buscaram, ao longo da história, afirmar-se em posições distintas daquelas que, socialmente, foram a elas destinadas.

O objetivo é o de realizar estudo e pesquisa sobre mulheres que tiveram uma contribuição social na arte, na filosofia, na ciência, na política etc. Mulheres que ultrapassaram as barreiras da desigualdade de gênero e conquistaram espaços e direitos, mas que na maioria das vezes foram invisibilizadas pela história.

Trabalhos coordenados pela professora Telma Nakasoni Corte serão expostos

Tem a finalidade também de promover o debate em torno do comportamento social diante das desigualdades relativas ao gênero e produzir intervenções por meio de expressões artísticas e informativas divulgadas no espaço escolar.
Espera-se, com a atividade, desenvolver o conhecimento com base no respeito e na igualdade!

Programação:

Data: 3 e 4 de outubro (período da manhã)
– Apresentações artísticas (dança, música, teatro) e exposição de cartazes

Data: 4 de outubro (tarde)
– Apresentações e exposição de cartazes