Volta

O ano letivo começou em todas as instituições de ensino da rede estadual de educação do Paraná. A escola, mais que o lugar de ensino e aprendizado, é o espaço privilegiado para a partilha de vivências humanas, de reflexão e intervenção na realidade, de solidariedade e luta, e, por tudo isso, de transformação.

Mudamos o mundo na medida em que modificamos a nós mesmos, entendendo e exercendo o nosso papel de sujeitos coletivos e atuantes na sociedade em que vivemos.

Para estudantes, educadores e toda a comunidade escolar, o caminhar de 2016 será cheio de desafios. O atual momento é de ataques contra a escola pública, gratuita e de qualidade. O Governo do Paraná pratica o desmonte do sistema de ensino, reduzindo investimentos, retirando direitos dos servidores, reprimindo a organização dos trabalhadores e promovendo a privatização da escola.

Além da visão de mercado que molda o conceito de educação da atual gestão, a escola ainda sofre os efeitos da insolvência financeira decorrente de problemas administrativos e de corrupção do governo, conforme inúmeras denúncias tornadas públicas. Com isso, falta merenda, os educadores levam calote quanto aos seus vencimentos e direitos sociais, há atraso na transferência de recursos, entre outros problemas.

Mas a escola pública resiste. Por isso, o momento exige união de estudantes, pais, professores, pedagogos e agentes educacionais. É preciso fortalecer e ampliar os espaços de decisão e participação, como conselhos escolares, APMFs, grêmios estudantis e outros colegiados para o enfrentamento ao projeto de desmonte pretendido pelo Governo do Paraná.

Neste contexto, a APP-Sindicato/Foz convida toda a comunidade escolar de Foz do Iguaçu e Região para seguir a luta e assegurar o direito dos filhos e filhas dos trabalhadores paranaenses de estudar em uma escola de qualidade.

Como diz a canção de Dani Black, entoada por Chico Buarque em homenagem aos bravos estudantes das escolas ocupadas em São Paulo: Ninguém tira o trono do estudar, ninguém é o dono do que a vida dá. E nem me colocando numa jaula, porque sala de aula essa jaula vai virar.

Clique aqui para ouvir a música “O trono de estudar” e inspire-se.