Pandemia em Foz e volta às aulas: biólogo apresenta estudo científico nesta quarta

Hospital Municipal em Foz, que está com a UTI lotada, atende municípios da região – Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Diálogo on-line com o cientista Lucas Ferrante é para professores(as), funcionários(as), estudantes, mães e pais de alunos(as) de todos os níveis de ensino.

É seguro retomar as aulas presenciais nas redes municipal e estadual de Foz do Iguaçu? Para responder à indagação, o biólogo Lucas Ferrante apresenta estudo científico sobre a evolução da pandemia de covid-19 na cidade, nesta quarta-feira, 19, às 19h, durante videoconferência transmitida no Fabebook da APP-Sindicato/Foz, em facebook.com/app.fozdoiguacu.

O pesquisador é o organizador de levantamento epidemiológico realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), sobre a evolução da covid-19 no estado e em várias cidades paranaenses. O objetivo é avaliar o impacto da pandemia entre educadores(as), alunos(as) e suas famílias sem que a vacinação tenha alcançado a maioria da população.

A iniciativa é uma parceria de cinco sindicatos que representam trabalhadores(as) da educação, com atuação em Foz do Iguaçu: Adunioeste, APP-Sindicato/Foz, Sesunila, Sinprefi e Sinteoeste. Com Lucas Ferrante, participa da apresentação a professora e diretora do Sinprefi, Vivane Jara. O debate será mediado pelo professor Silvio Borges, da APP-Sindicato/Foz.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu foram retomadas em cinco escolas, com autorização do prefeito Chico Brasileiro (PSD). No estado, cerca de 200 colégios reabriram para aulas, por determinação de Ratinho Junior (PSD). Os educadores são contra o retorno presencial sem que a população seja vacinada e a pandemia controlada.