Operação Pecúlio: mobilização pelo afastamento do prefeito Reni Pereira

Comissão Processante e afastamento do prefeito serão votados nesta quinta-feira (7)

Nesta quinta-feira (7), a partir das 16 horas, a população de Foz do Iguaçu irá lotar a Câmara de Vereadores para pedir a aprovação da criação de uma Comissão Processante e o imediato afastamento do prefeito Reni Pereira (PSB) do cargo. Dois moradores da cidade já protocolaram os pedidos, que precisa do voto de dez vereadores.

Reni Pereira é acusado de comandar uma quadrilha instalada na administração pública de Foz do Iguaçu, que atuou de forma articulada em fraudes em licitações e desvios de recursos públicos, causando prejuízo de pelo menos R$ 5 milhões, desde o início da atual gestão. As irregularidades foram investigadas pela PF (Polícia Federal), durante a Operação Pecúlio, reunindo documentos probatórios, delações de acusados e escutas autorizadas.

Como resultado, a 3ª Vara Federal de Foz do Iguaçu acolheu a denúncia proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, tornado réus no processo 85 agentes públicos e empresários. São atribuídos aos acusados os crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude