Foz do Iguaçu recebe jornada de integração dos povos da América Latina e Caribe


Encontro terá a participação de lideranças de vários países, nos dias 22 e 23 de fevereiro; as inscrições estão abertas para toda a comunidade.

Encontro internacional robusto pela integração e a solidariedade entre os povos, soberania, fortalecimento dos movimentos sociais e para refletir sobre a crise do capitalismo e as ameaças à paz mundial. Esse é o propósito da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que será em Foz do Iguaçu, nos dias 22 e 23 de fevereiro.

Será um dos eventos recentes mais importantes de integração da América Latina e do Caribe, com conferências, mesas de debates, jornada político-cultural de solidariedade e plenária de deliberações entre os participantes, no Centro de Convenções. O encerramento será com um ato político na Praça da Paz, em que foram convidados e são esperados líderes como:

– presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva;
– presidente da Colômbia Gustavo Petro;
– ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica;
– vice-presidente da Colômbia, Francia Marquez
– Adolpho Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz;
– ministro dos Direitos Humanos e Cidadania do Brasil, Silvio Almeida.

Diretora da APP-Sindicato/Foz, a professora Madalena Ames é uma das coordenadoras regionais da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. Ela enfatiza a importância da participação para a construção coletiva de luta e solidariedade aos povos.

“Receberemos em Foz do Iguaçu diversas lideranças políticas e sociais e, com a comunidade da região das Três Fronteiras, iremos debater os problemas regionais e construir uma agenda em conjunto”, expõe. “Será um evento lindo, com apresentações culturais de resistência e produtos artesanais e da economia solidária”, convida Madalena.

Presidente da APP-Sindicato/Foz, Ari Jarczewsk, enfatiza a importância de se olhar para os povos e nações da América do Sul e do Caribe, e convida professores(as), funcionários(as) de escolas e a comunidade da região trinacional a inscrever-se e participar. “Somos um continente enorme, rico em matéria-prima, produção de alimentos e diversidade cultural”, enumera.

“Precisamos nos unir e nos fortalecermos como um só povo”, enfatiza. “Só assim vamos conseguir enfrentar o avanço de políticas neoliberais e os acordos mundiais propostos pelos países ricos que prejudicam a região, os quais disseminam desigualdades e injustiças sociais”, reflete Ari.

Orientação e inscrição

As conferências e mesas de debate acontecerão no Centro de Convenções de Foz de Iguaçu. Participar delas, é preciso fazer a inscrição no link “Inscrição”. Aos(às) participantes que moram em outras cidades do Brasil e em outros países importante ler e conhecer as orientações e a programação completa..

Programação

Dia 22 de fevereiro, quinta-feira
9h: Ato de abertura
10h: Conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças para a paz e a soberania dos povos”
14h às 17h30: mesas de debate
20h às 23h: Jornada político-cultural de solidariedade aos povos

Dia 23
8h: Abertura
9h: Conferência “Desafios da integração latino-americana e caribenha”
11h às 13h: mesas de debate
18h: Plenária final
19h30 às 21h30: Ato na Praça da Paz, com a presença de lideranças políticas e sociais de vários países
21h30 às 23h: festival cultural