Filme “Marighella” será exibido gratuitamente em Ciudad del Este

Obra com direção de Wagner Moura e participação de Seu Jorge, Bruno Gagliasso e Adriana Esteves abrirá o 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema.

Com a censura imposta à arte e à cultura brasileira pelo Governo Bolsonaro, o filme “Marighella” vem sendo impedido de ser exibido nos cinemas do Brasil. A produção marca a estreia de Wagner Moura como diretor, e conta com atores como Seu Jorge, Bruno Gagliasso e Adriana Esteves no elenco.

Para driblar a censura, “Marighella” vem sendo apresentado em festivais e salas de exibição fora do país, desde o seu lançamento oficial realizado na 69ª edição do Festival de Berlim, na Alemanha, um dos mais prestigiados do mundo.

No próximo dia 24 de novembro (domingo), a obra que percorre e retrata os últimos anos do militante de esquerda Carlos Marighella será apresentada gratuitamente na abertura do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema, na sala Cine Art, no Shopping Zunni, em Ciudad del Este, Paraguai.

A abertura do Festival 3 Margens será às 19h, com a exibição do filme “Marighella” em seguida.

A APP-Sindicato/Foz, Sesunila (Seção Sindical do Andes da Unila), Adunioeste (Sindicato dos Docentes da Unioeste), Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná) e Unila contribuíram para a produção do festival e para viabilizar a exibição do filme de forma gratuita.

Sobre o filme (*)

O filme conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, quando ele liderou o maior resistência contra a ditadura militar brasileira no anos 60. À frente de um grupo de jovens revolucionários, Marighella tenta transmitir sua mensagem de resistência ao povo brasileiro, mas é desacreditado por uma censura esmagadora. Seu principal inimigo é Lucio, um policial que o nomeia o inimigo número um do Brasil. Quando a polícia se aproxima, Marighella é pego em uma emboscada e morto – mas seus ideais vivem através dos jovens revolucionários que continuam sua luta.

Marighella lança luz sobre uma das histórias contemporâneas brasileiras com uma das personagem mais fascinantes. “É um filme cheio de ação, tanto para os jovens quanto para os velhos, que se baseia em uma sólida tradição cinematográfica brasileira, mas, mais importante, respeita a inteligência do público e sensibilidade”, diz Moura, um dos atores mais famosos do Brasil, com mais de 25 filmes em seu currículo e uma série de prêmios, e, mais recentemente, uma indicação ao Globo de Ouro por seu papel na “Narcos” da Netflix.

“Marighella é um filme que fala sobre a eterna luta pela liberdade e progresso, e as lutas gerais do povo brasileiro – pessoas que lutam duro e trabalham mais e que são conhecidas por superar obstáculos. Estamos explorando a beleza e a precisão deste filme, na esperança de contar um pouco da nossa história, e levar a você que está sem fôlego”, diz Seu Jorge, que interpreta o personagem principal.

* Texto de Karin Schossler e Fabiano Severino.