Escolas não estão seguras: mais uma professora é diagnosticada com covid-19 em Foz

APP-Sindicato/Foz defende aulas remotas até que existam parâmetros de controle da pandemia preconizados pela ciência – Foto ilustrativa: Pixabay

A educadora dos colégios Gustavo Dobrandino e Três Fronteiras não apresentava sintomas; Ratinho Jr impõe aulas presenciais e diminui distanciamento em sala para aumentar o número de alunos(as).

Uma professora que trabalha nos colégios Gustavo Dobrandino da Silva e Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, foi diagnosticada com covid-19. Ela não apresentava sintomas e detectou a doença após exame realizado para acompanhar estudantes em jogos escolares.

Com essa nova confirmação, aumenta o número de colégios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) que já registraram casos da infecção pelo novo coronavírus, desde o mês de maio. A partir desse mês, o governo impôs a reabertura das instituições.

Leia também:
Covid-19: dois colégios em Foz do Iguaçu suspendem 5 turmas de alunos(as)

As escolas da rede estadual não estão seguras para as aulas presenciais e os estudantes estão sendo obrigados a frequentá-las. Parar piorar a situação, medida irresponsável de Ratinho Junior (PSD) determinou o aumento de alunos(as) por turma, reduzindo o distanciamento entre as carteiras nas salas de aulas.

“Esse novo caso reforça o quanto o Governo do Paraná está equivocado”, enfatiza Leandro Bortoluzzi, representante da APP-Sindicato/Foz. “Nossa colega não apresentava sintomas e, portanto, não sabia da doença, mas precisava trabalhar presencialmente, expondo a sua saúde, a de educadores(as), estudantes(as) e suas famílias”, relata.

A APP-Sindicato/Foz defende as aulas remotas até que existam parâmetros de controle da pandemia preconizados pela ciência, o que não ocorre neste momento de volta compulsória às atividades em classe. Duas variantes circulam no Paraná – uma delas, a delta, com transmissão comunitária – e a vacinação contra a covid-19 atingiu pouco mais de 20% da população do estado.

São 16 os estabelecimentos de ensino NRE/Foz que registraram casos de covid-19 na comunidade escolar, desde maio, sendo 10 deles somente em Foz do Iguaçu:

Foz do Iguaçu: Arnaldo Busatto, Ayrton Senna da Silva, Barão do Rio Branco, Castelo Branco, Costa e Silva, Flávio Warken, Gustavo Dobrandino da Silva, Jorge Schimmelpfeng, Pioneiros e Três Fronteiras;

Santa Terezinha de Itaipu: Dom Manoel Konner e Angelo Antonio Benedet;

São Miguel do Iguaçu: Dom Pedro II;

Medianeira: Naira Fellini (mais uma escola teve caso confirmado na cidade, mas o nome não é divulgado, a pedido da educadora); e

Missal: Padre Eduardo Michelis.