
Gestão enfocará a valorização do ensino público e a garantia dos direitos de professores e funcionários que atuam em escolas e dos aposentados.
Educadores da rede estadual elegeram a professora Janete Batista para presidir a APP-Sindicato/Foz na gestão 2025–2029. Em um processo de amplo debate dentro das escolas sobre as prioridades da categoria, a chapa APP Sempre na Luta, encabeçada pela docente, obteve mais de 91% dos votos válidos.
A nova gestão enfocará a defesa do ensino público e de qualidade, a garantia dos direitos de professores e funcionários que atuam nas escolas e dos aposentados, bem como melhores condições de trabalho, a fim de refrear o adoecimento da categoria e o desestímulo à carreira. No núcleo sindical de Foz do Iguaçu, que abrange nove cidades da microrregião Oeste, o pleito foi de chapa única.
A posse da diretoria ocorrerá em jantar dançante alusivo ao Dia do Servidor, exclusivo para educadores da região. O evento será realizado no sábado, 25 de outubro, às 19h30, no Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu (Rua Capitão Acácio Pedroso, 245, no Jardim Iguaçu).
O pleito educacional reconduziu Janete Batista à presidência, já que ela foi eleita em 2021, compartilhando o cargo com o professor Ari Luis Jarczewski, que assumiu nos dois últimos anos. Para a professora, a participação dos educadores e o resultado reforçam o reconhecimento ao trabalho coletivo e junto à base.
“Em nome de toda a diretoria, agradeço aos nossos professores e funcionários pela confiança e refirmo o compromisso de seguirmos trabalhando cada vez mais juntos e unidos à base”, enfatizou Janete. “Nossa força está na coletividade e na organização. Esses são nossos propósitos na representação da categoria”, completou.
“São dias difíceis para os educadores do Paraná, frente a um governo que não dialoga e impõe um projeto em que educação é sinônimo de mercadoria”, disse. “Seguiremos enfrentando a terceirização, privatização e militarização, que objetivam desmontar o sistema público de ensino erguido ao longo de décadas”, exemplificou.
Outros destaques da pauta são recomposição salarial, concurso público e melhores condições de trabalho. “Ratinho Junior mantém o calote, em que sofremos grande perda do poder aquisitivo. Não recebemos o piso nacional, que é lei, o qual queremos que seja efetivado e estendido aos funcionários. Profissionais terceirizados e celetistas sofrem os piores ataques do governo”, elencou Janete Batista.

Trajetória
Janete Batista é graduada em Geografia pela Unioeste e atua como professora da educação básica desde 1998, lecionando atualmente no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu. Entre 1992 e 1997, trabalhou como agente educacional II no Colégio Três Fronteiras. Também lecionou nos colégios Sol de Maio (2002 a 2004) e Luiza Ross, em Curitiba (2005 e 2006).
Especialista em Interdisciplinaridade e Educação de Jovens e Adultos (EJA), representando a APP-Sindicato, Janete participou do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) de 2016 a 2017. É sindicalizada à APP desde 1998 e tem atuação histórica na defesa da valorização dos profissionais da educação.
A nova gestão mantém uma ampla representatividade de professores, funcionários e aposentados da rede pública de ensino.
A composição é a seguinte:
Janete Batista (Presidência)
Karina Mendes (Secretaria-Geral)
Janete Rauber (Finanças)
Eulália Gromoski (Administração e Patrimônio)
Alex Benitez (Organização)
Rita Elvira Nunes (Aposentados)
Adelir Luiz Trentin (Assuntos Municipais)
Ademar Schmitz (Secretaria Executiva de Assuntos Municipais)
Patrícia Griz (Educacional)
Albina Martinez (Secretaria Executiva Educacional)
Érika Conceição (Formação Política Sindical e Cultura)
Fabiane Rhashymann (Secretaria Executiva de Formação Política Sindical e Cultura)
Mauro Bandeira (Comunicação)
Israel Vogel (Secretaria Executiva de Comunicação)
Cláudio Miranda (Sindicalização)
Janice Jacobus (Assuntos Jurídicos)
Rafael Matos (Política Sindical)
Otalio Renato Severo (Políticas Sociais e Direitos Humanos)
Adriana Aparecida Sotello (Funcionários)
Ilda Aparecida de Souza (Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI+)
Maria Sandra Cardoso (Secretaria Executiva da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI+)
Maria Delci da Rosa (Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo)
Volmir Moraes (Saúde e Previdência)
Fabiane Sanguine (Secretaria Executiva de Saúde e Previdência)
Propostas e compromissos da nova gestão
Entre as principais pautas da diretoria reeleita estão:
- pagamento do valor total do Piso Nacional do Magistério e data-base a todos os níveis e para toda a categoria, incluindo aposentados;
- equiparação salarial, retorno dos 33% de hora-atividade e valorização dos cargos de agente educacional I e II;
- instituição do Piso dos Funcionários e garantia de direitos a PSSs, terceirizados e celetistas;
- concursos públicos permanentes e fim do desconto previdenciário para aposentados;
- novo modelo de atendimento à saúde, com respeito, agilidade e sem retaliações;
- combate à privatização e militarização das escolas, enfrentamento ao assédio e à plataformização;
- defesa da formação continuada e implementação efetiva do Plano Estadual de Educação.
Eleição estadual
Os educadores também reelegeram a professora Walkiria Mazeto para a presidência da APP-Sindicato. A chapa 1 foi vitoriosa, com 84% dos votos válidos, dos 27.891 escrutínios, superando a votação do pleito anterior, em que havia somado pouco mais de 25 mil participações.
“Essa votação expressiva mostra o reconhecimento ao trabalho realizado em todo o Paraná, ouvindo e mobilizando professores e funcionários da educação pública”, destacou Walkiria.
(AI APP-Sindicato/Foz)