Diretores(as) de 42 escolas de Foz e região assinam carta contra obrigatoriedade do Meet; leia na íntegra

Documento foi enviado para a chefia do NRE e ao secretário Renato Reder.

Os(as) diretores(as) afirmam que o uso compulsório dessa ferramenta fere a autonomia pedagógica da escola e do(a) professor(a). Lembram que as direções e equipes pedagógicas, desde que foi implementado o sistema a distância de ensino, precisaram abrir mão do isolamento social.

A carta reafirma e valoriza o papel desempenhando por professores(as) e funcionários(as) de escolas para atender estudantes e suas famílias durante a atual pandemia. Menciona, ainda, que o uso indevido do Meet pode violar direitos de uso de imagem e da propriedade intelectual.

O texto termina solicitando que o Meet “não seja obrigatório, que não seja vinculado à presença do professor, que a autonomia pedagógica da escola seja respeitada e que não haja pressão sobre os diretores e equipes pedagógicas para que estes, por sua vez, obriguem os professores a realizarem” as interações por meio da plataforma do Google.

Íntegra da carta dos(as) diretores(as) de Foz e região:

Foz do Iguaçu, 05 de outubro de 2020.

Carta dos Diretores e Diretoras de Escolas Estaduais do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu à Chefe do Núcleo e ao Secretário de Estado da Educação

Ilma. Sra. Silvana Garcia André e Exmo. Sr. Renato Feder

Os Diretores e Diretoras das Escolas Estaduais do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, abaixo assinados, vêm por meio desta, mui respeitosamente, expor sua contrariedade à Resolução 3.817/2020 (GS/SEED) que tornou obrigatório o uso da plataforma/ferramenta MEET (vídeo-aulas em tempo real).

Primeira, e principalmente, somos contrários à obrigatoriedade da realização do MEET, pois a mesma fere a autonomia pedagógica da escola e a autonomia didático-pedagógica do professor.

Desde o início de abril, quando foi implantado, pela SEED, o sistema de aulas remotas, as escolas, lideradas pelas direções e equipes pedagógicas, com auxílio dos funcionários e professores, têm empreendido todos os esforços (muitas vezes para além de suas atribuições e possibilidades) para que todos os alunos tenham acesso às aulas.

Direções e equipes pedagógicas, desde que foi implementado esse sistema, tiveram que abrir mão do isolamento social, tão recomendado pela Organização Mundial da Saúde (como forma de prevenção à COVID-19), para estarem nas escolas fazendo contatos telefônicos e via redes sociais com alunos e familiares, bem como orientando-os até mesmo de forma presencial, para que os mesmos acessassem as plataformas, assistissem as aulas e realizassem as atividades propostas.

Não podemos esquecer os funcionários de escola que, desde o início, mantiveram a entrega do leite e dos kites de merenda escolar às famílias em condições socioeconômicas mais vulneráveis. Além disso, os Agentes Educacionais II, sempre estiveram nas escolas à disposição de pais, alunos e professores para orientá-los sobre o uso das plataformas de aulas remotas (app Aula Paraná e google classroom), entre outros.

Os professores, desde o início desse processo, têm acompanhado as védeoaulas produzidas pela SEED, interagindo com os alunos pelo mural do classroom (e até pelo whatsapp pessoal) para orientar e tirar dúvidas; têm feito as avaliações necessárias, conforme o PPP de cada escola; preparado e corrigido quinzenalmente as atividades impressas para os alunos sem acesso às plataformas online e alimentado diariamente o RCO, com presenças e notas, para garantir a realização do ano letivo.

Vale ressaltar que tudo isso tem sido feito de casa, onde muitos professores têm, ainda, que cuidar e acompanhar seus filhos, que também estão em aulas remotas, dividindo os aparelhos (celulares e computadores). Tudo isso, somado ao isolamento social, ao momento de anormalidade que vivemos com esta pandemia, tem gerado sobrecarga de trabalho e adoecimento na categoria.

Não podemos ignorar, ainda, que muitos profissionais já tiveram COVID-19 nesse período (e já tivemos, inclusive, vários colegas que não resistiram e foram a óbito), já conviveram ou estão convivendo com casos graves em suas famílias e inclusive com perdas.

Toda essa situação tem afetado o psicológico de todos, em especial, dos profissionais da educação.
Ressaltamos, ainda, que a ferramenta em questão transforma a aula em uma reunião com exposição de professores e alunos. Tal exposição pode caracterizar uso indevido de imagem e propriedade intelectual dos professores, portanto cabe a cada docente ter a autonomia para decidir qual ferramenta se adapta melhor à realidade de suas turmas.

Além disso, os mesmos não foram treinados para uso da ferramenta em questão de forma a proteger sua intimidade e, não menos relevante, parte dos professores não possuem as tecnologias necessárias para a realização das aulas via MEET.

Diante do exposto, entendemos que o MEET é mais uma ferramenta oferecida pela SEED para facilitar a interação professor/aluno durante as aulas remotas, mas a mesma não deve ser obrigatória, ou seja, não deve ser vinculada à presença do professor, uma vez que a escola e o professor devem ter autonomia para melhor planejar e ministrar suas aulas.

Por isso, vimos por meio desta, solicitar que o MEET não seja obrigatório, que não seja vinculado à presença do professor, que a autonomia pedagógica da escola seja respeitada e que não haja pressão sobre os diretores e equipes pedagógicas para que estes, por sua vez, obriguem os professores a realizarem o MEET.

Finalizamos destacando que o momento requer cuidados com as saúdes física, mental e emocional de toda a comunidade escolar.

Certos de vossa compreensão, os diretores abaixo subscrevem esta carta.

1. Ana Paula Esser Pastre – Colégio Estadual do Campo Presidente Kennedy – Serranópolis do Iguaçu

2. Antônio Osmar da Silva Costa – Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu

3. Carlos Mendes Taborda – Colégio Estadual Castelo Branco – Foz do Iguaçu

4. Cintia Sirlene Araújo Sparenberg – Nestor Victor dos Santos – São Miguel do Iguaçu

5. Cláudia Batista dos Santos – Colégio Estadual Dom Manoel Konner – Santa Terezinha de Itaipu

6. Cristiane Heinz Fontinatti – Colégio Estadual Dr Arnaldo Busatto – Foz do Iguaçu

7. Daniela Bononi Damiati – (Direção Auxiliar) – Colégio Estadual Três Fronteiras – Foz do Iguaçu

8. Darlan Chiamulera – Colégio João Manoel Mondrone – Medianeira

9. Djeuci da Silva – Colégio Estadual Santa Rita – Foz do Iguaçu

10. Dulce Pereira da Lomba – Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias – Foz do Iguaçu

11. Emerson Adriano Rodrigues – CEEBJA – São Miguel do Iguaçu

12. Ilse Maria Viola – Nestor Victor dos Santos – São Miguel do Iguaçu

13. Inês Tereza Menegazzo – Ceebja – Medianeira

14. Janinha da Rocha – Colégio Estadual Almiro Sartori – Foz do Iguaçu

15. Jucemara Deneneck Martendal – Colégio Estadual Belo Horizonte – Medianeira

16. Juliano Ferraz – Colégio Estadual Arcângelo Nandi – Santa Terezinha de Itaipu

17.Karin Schossler – Colégio Gustavo D. da Silva – Foz do Iguaçu

18. Laoderene Battistella Borges – CEEBJA – Matelândia

19. Leni Fernandes Hammes – Colégio Estadual do Campo Maralúcia – Medianeira

20. Lucia Castione – Col Carlos Zewe Coimbra – Santa Terezinha de Itaipu

21. Lúcia Paulina Wickert – Colégio Marechal Arthur da Costa e Silva – Medianeira

22. Luciana de Fátima Ribeiro Mazotti – Colégio Dom Pedro II – Foz do Iguaçu

23. Luzia de Mello – Colégio Ayrton Senna – Foz do Iguaçu

24. Marcel Medeiros – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza – São Miguel do Iguaçu

25. Maria Betânia de Lima Verle – Colégio Estadual Professor Mariano Camilo Paganoto – Foz do Iguaçu

26. Maria Goretti Rosso de Avila – Tancredo Neves – Medianeira

27. Marize dos Santos Beraldin – Colégio Estadual do Campo Pedro Américo – Serranópolis do Iguaçu

28. Maurício Alves dos Santos – Escola Estadual Olavo Bilac – Medianeira

29.Maurício Haus da Silva – Colégio Estadual Barão do Rio Branco – Foz do Iguaçu

30. Maycon Rodrigo da Silva Alves Rodriguez – Colégio Estadual Costa e Silva – Foz do Iguaçu

31. Mirian Cristina de Lima Melo – Colégio Estadual Paulo Freire – Foz do Iguaçu

32. Nelson Link (diretor auxiliar) – Colégio Estadual Costa e Silva – Foz do Iguaçu

33. Patrícia Maria Pilatti – Colégio Naira Fellini – Medianeira

34. Patrick Bellei – Colégio Estadual Santa Rosa do Ocoí – São Miguel do Iguaçu

35. Paulo Roberto Esbabo – Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella – Missal

36. Rogério Dalmoro Piano – Escola Estadual Tiradentes – Itaipulândia

37. Rogério João Brekailo – CEEP Manoel Moreira Pena – Foz do Iguaçu

38. Rosa Maria Ferreira Veber – Colégio Sol de Maio – Foz do Iguaçu

39. Rosangela Simão Boufleuer (Diretora) – Colégio Estadual Três Fronteiras – Foz do Iguaçu

40. Sidinei Melquiades – CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra – Foz do Iguaçu

41. Velcir Junior Vonz – Flávio Warken – Foz do Iguaçu

42. Vera Lucia Santos Rocha da Silva – Jorge Schimmelpfeng – Foz do Iguaçu