Curso de Promotoras Legais Populares: Últimos dias para inscrição

Grupo atua na rede de proteção. Foto: Divulgação.

Capacite-se para apoiar mulheres em situação de violência na tríplice fronteira. Inscrições até 17 de setembro

As inscrições para a quarta edição do Curso de Promotoras Legais Populares da Fronteira encerram-se na próxima quarta-feira, 17 de setembro. O curso, que teve sua primeira edição em 2019 em Foz do Iguaçu, foi idealizado pela professora Danielle Araújo, do curso de Antropologia e Diversidade Cultural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Agora, o projeto retorna como uma atividade de extensão universitária.

As Promotoras Legais Populares são mulheres que oferecem apoio e orientação a outras mulheres em situação de violência. O conhecimento é a principal ferramenta utilizada por essas promotoras. “Com este curso, buscamos que as participantes compreendam, de forma estruturada, todo o funcionamento da rede de proteção”, afirma Araújo.

As aulas ocorrerão todos os sábados, das 14h às 17h30, no Centro da Integração da UNILA. O curso é gratuito e está aberto a toda a comunidade da tríplice fronteira. O processo seletivo será realizado nos dias 18 e 20 de setembro, por meio de entrevistas online ou presenciais, conforme a preferência da candidata. As inscrições continuam até o dia 17 de setembro, e podem ser feitas através do link: Formulário de Inscrição.

Mais do que uma atividade educativa, o curso representa um espaço de empoderamento e ação comunitária, onde as mulheres aprenderão sobre a rede de proteção na cidade de Foz do Iguaçu e nas demais cidades da fronteira. Em uma região caracterizada pela diversidade cultural, migrações intensas e desafios sociais, a retomada deste curso reafirma o compromisso coletivo com a defesa dos direitos humanos e o combate à violência de gênero.