Convocação: 8ª Conferência Livre dos Municipais da Educação em Itaipulândia acontece nesta quarta

Evento para discutir políticas públicas será às 19h, na Câmara de Vereadores de Itaipulândia; Marlei Fernandes, dirigente estadual da APP, fará a abertura.

A APP-Sindicato/Foz convoca professores(as) e funcionários de escolas para a Conferência Livre dos Municipais da Educação em Itaipulândia, nesta quarta-feira, 29, às 19h, na Câmara de Vereadores. O evento reunirá comunidade escolar, pais e mães de alunos e representantes de organizações sindicais e sociais para debater políticas públicas na área educacional.

O evento terá, na abertura, a exposição da secretária de Assuntos Jurídicos da APP Estadual, Marlei Fernandes, que também é vice- presidenta da CNTE e presidenta do FES. A explanação da dirigente será por videoconferência. A atividade é preparatória para a Conferência Regional da APP-Sindicato/Foz, no dia 9 de julho, em Foz do Iguaçu.

As conferências livres dos municipais têm o objetivo de discutir, debater e analisar o reflexo, nas cidades, das políticas implementadas ou em processo de implementação por governos municipais, estadual e federal. Os encontros ampliam a organização e a mobilização contra as medidas que prejudicam a educação.

O Paraná tem muito a discutir na área. Considerado inimigo da educação, Ratinho Junior (PSD) impõe um verdadeiro desmonte do sistema público. O “novo” Ensino Médio também está entre as pauta, já que sua implantação trouxe diversas mudanças que não foram discutidas democraticamente com a sociedade, muito menos com educadores(as), estudantes e suas famílias.

Secretaria de Assuntos Municipais da APP-Sindicato/Foz, Lisete Finken Zacomelli destaca que o projeto de Ratinho Junior e Renato Feder visa a “vender a educação”, além disso o autoritarismo praticado pelo governo através da chefe do Núcleo Regional de Educação é inadimissível. Para a professora em Itaipulândia, os problemas são sentidos diariamente no chão da escola.

“Já no âmbito do município, nossas dificuldades incluem, por exemplo, a falta de acompanhamento de professores(as), auxiliares e regentes, função hoje assumida por estagiários(as) prejudicando o processo educacional, principalmente para alunos(as) de educação especial”, frisa Lisete.

Se o modelo é prejudicial aos alunos(as), é prejudicial à todos(as), aos pais e mães e aos(às) educadores(as).

“Convocamos toda a sociedade, organizações sociais, sindicatos, para juntos debater a educação pública no município durante a conferencia livre, que será um espaço para todos(as), plural e democrático”, convida Lisete Finken Zacomelli.

Sindicalizados, faça sua inscrição no Minha Sindicalização:
http://sistema.appsindicato.org.br/sindicalizacao/#/auth/login

Se tiver dificuldades, entre em contato pelos telefones:
WhatsApp: (45) 9936-0172
Telefones fixos: (45) 3028 1013 e (45) 3025 7914