Conselho da APP-Sindicato/Foz debate salário e saúde dos(as) educadores(as)

A reunião contou com a participação da presidenta da APP Estadual, Walkiria Mazeto.

Salário, saúde e as demandas dos(as) educadores(as) apresentadas ao governo de Ratinho Junior (PSD) foram pauta de reunião on-line do Conselho Regional Ampliado da APP-Sindicato/Foz, sábado, 25.

Na reunião, a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, enfatizou que a semana atual é fundamental para a tomada de decisões a serem deliberadas na Assembleia Estadual, neste sábado, dia 1.º de abril. A categoria espera respostas do governo às reivindicações, como piso salarial, data-base e carreira dos(as) funcionários(as) de escola, apresentadas pelo sindicato, e que determinará a deflagração ou não de greve.

“Ratinho Junior não é apenas inimigo da educação, ele também é inimigo dos(as) servidores(as) e funcionários(as) da educação. No caso dos(as) funcionários(as), o salário não se enquadra, ficando abaixo do piso regional e nacional”, disse Walkiria.

“É preciso a implantação imediata do piso regional para funcionários(as) de escola. E, no caso dos(as) aposentados(as), exigimos que o governo faça a isenção do desconto previdenciário até o teto do INSS”, pontuou. “Por isso, faço a convocação para a assembleia no próximo sábado, para que juntos possamos debater e decidir”, enfatizou.

Com a base de Foz do Iguaçu, um dos assuntos debatidos na reunião foi sobre o SAS. Para Walkiria, é preciso a criação de um novo modelo, já que o formato atual não tem funcionado, primeiro porque Ratinho Junior faz o repasse aos hospitais com atraso e, em segundo lugar, porque o valor por servidor(a) é baixo, dificultando que hospitais queiram atender por causa do valor por paciente”, contextualizou.

A presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista, reforçou que o momento decisivo é de união e mobilização. “Durante a jornada de lutas neste ano, visitamos praticamente todas as escolas, debatendo e falando da importância da união da categoria. O momento de tomada de decisão é agora, na Assembleia Estadual”, convocou.

Professores(as) e funcionários(as) da base da APP-Sindicato/Foz seguirão em ônibus locado pelo sindicato para Curitiba, nesta sexta-feira, 31, às 22h30, da frente da loja Santi Móveis. O retorno para a região será ao término da assembleia. As reservas de vagas são feitas junto à secretaria sindical.

Mobilize a sua escola. Reserva de vagas no ônibus de Foz do Iguaçu pelo WhatsApp: (45) 9936-0172, ou pelos telefones fixos: (45) 3028 1013 e (45) 3025 7914

Assembleia Estadual da APP
Saída de Foz dia: 31/03 (sexta-feira), às 22h30
Local: em frente da loja Santi Móveis
Retorno: ao encerramento da assembleia.