Caravana de Educação em Foz e região fortalece a organização de base

Curso de formação sindical em Itaipulândia, realizado na Câmara de Vereadores – Foto: APP-Sindicato

Visitas a professores(as) e funcionários(as) reuniu dirigentes da APP-Sindicato/Foz e da direção estadual; agenda terminou com curso de formação.

A Caravana da Educação tem o papel fundamental de ouvir e mobilizar a categoria, fortalecendo a organização de base e a presença do sindicato nos colégios estaduais. Nesta semana, dirigentes da APP-Sindicato/Foz e da direção estadual percorreram colégios da região, concluindo a agenda com curso de formação em Itaipulândia.

Os dirigentes são unânimes ao retratar o descontentamento da categoria com o governo de Ratinho Junior (PSD), considerado o pior da história da educação pública no Paraná, a partir dos diálogos nas escolas. Os(as) educadores(as) elencam uma lista de problemas que desgastam a categoria, desmotivam e levam ao adoecimento.

Nos diálogos, a categoria repudiou o calote da data-base, que faz com que os(as) trabalhadores(as) tenham perdas salarias acima de 35%, e rechaçou a visão de escola pública como empresa, expressa em sandices de Ratinho Junior e Renato Feder como o “professor diamante”. Esses conceitos fazem parte do objetivo de privatizar a escola pública, transformando um direito em mercadoria.

Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista denuncia que, se o(a) educador(a) questiona o projeto que está sendo imposto, a direção do Núcleo Regional de Educação (NRE) abre procedimento junto à SEED, e o profissional se torna alvo de assédio, perseguição. “Passa a ser mal avaliado, chegando a ser punidos com a retirada de cargos e com perdas de salário, a exemplo de diretores(as), só pelo fato de não comungarem com o desmonte”, assevera.

“É uma prática injusta, ilegal, antidemocrática e incoerente, pois estimulamos nosso(a) aluno(a) a ter senso crítico, mas não podemos expressar o que pensamos sobre o ensino e a aprendizagem”, refuta Janete. “Por isso a importância da Caravana da Educação: conversamos com nossa base, apontas problemas e fortalecemos o elo entre o sindicato e a categoria”, finaliza Janete Batista.

Formar para enfrentar o desmonte

A cidade de Itaipulândia recebeu a Caravana da Educação e sediou o curso de formação sindical. As professoras Márcia Aparecida de Oliveira Neves, secretária de Assuntos Municipais da APP Estadual, Janete Batista, presidenta da APP-Sindicato/Foz, e Lisete Zacomelli, secretária de Assuntos Municipais do Núcleo Sindical, diversos temas sobre a importância do fortalecimento do sindicato para luta coletiva.

A formação abrangeu a estrutura da APP, instâncias deliberativas e necessidade da organização sindical para o empoderamento dos(as) trabalhadores(as). No curso, foram debatido toda documentação de organização da APP-Sindicato e o regimento de congresso, para orientar na construção da Conferência Regional da Educação, que está sendo organizada pela APP.

Colégio Tiradentes em Itaipulandia – Foto: APP-Sindicato
Colégio Tiradentes em Itaipulandia – Foto: APP-Sindicato
Colégio Costa e Silva de Itaipulândia – Foto: APP-Sindicato
Colégio Costa e Silva de Itaipulândia – Foto: APP-Sindicato