Assembleia da APP define calendário de lutas para o 2.º semestre

Foto: APP-Sindicato/Arquivo


Campanha salarial, data-base e indicativo de greve, caso o governo não cumpra as suas promessas, integraram o debate estadual da categoria.

Assembleia on-line da APP-Sindicato, nesse sábado, 24, reuniu centenas de educadores(as) de todo Paraná, para elaborar e decidir sobre jornada de luta para o próximo semestre. A categoria reforçou a importância de seguir mobilizada.

Na luta por salário, embora a campanha lançada em fevereiro tenha trazido avanços, não é possível esmorecer. Isso porque Ratinho Junior (PSD) tem um histórico de descumprir os compromissos que assume junto aos servidores.

A assembleia estadual pautou o chamamento à categoria, a partir desta segunda-feira, 26, para acompanhar a tramitação dos projetos da data-base e do piso do magistério na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). As propostas serão encaminhadas pelo governo.

“A mobilização deve ser em todas as frentes, incluindo a pressão na Assembleia Legislativa e sobre os(as) deputados(as)”, enfatiza a presidente da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista. “Essa atuação no campo institucional deve ser para que as decisões e o voto não prejudiquem a categoria”, frisa.

“Juntos, construímos um calendário de ações e mobilizações para acompanhar os projetos e as votações na Alep. Precisamos seguir unidos e mobilizados”, convoca. “Nossa união é para não permitir que retirem direitos ou deixem de pagar, para cada um de nós, educadores(as), o que nos é devido”, enfatizou Janete.

Educação pode parar

Na assembleia, educadores(as) votaram indicativo de paralisação no dia 30 de agosto. Essa deliberação será finalizada no dia 12 de agosto, na próxima plenária estadual da APP, destinada a professores(as) e funcionários(as) de escola.

Eleições

Os(as) educadores(as) elegeram, em assembleia, as delegações para o congresso estadual (Cecut) e nacional da CUT (Concut). Ainda, e aprovaram as indicações do sindicato para a gestão do Conselho do Magistério.

Deliberações da Assembleia Estadual Extraordinária da APP-Sindicato:

1. Mobilizações
• Semana de votação dos PLs – Mobilização na ALEP – Data-base, Piso e Funcionários(as) – representação por Núcleo Sindical
• 26 de junho – PPA – Plenária virtual CUT preparatória para a Plenária Estadual
• 26 a 28 de junho – Acompanhar o envio da mensagem de Lei da Data-base e Piso do governador para ALEP/CCJ e Mobilização virtual junto aos(às) deputados(as) estaduais para emendas no PL da Data Base.
• 29 e 30 de junho – Caravana da Educação no Núcleo Sindical de Guarapuava
• 01 de julho – Seminário Educacional com debate sobre a plataformização da educação
• 07 de julho – Plenária Estadual Governamental – PPA
• 20 e 21 de julho – Dias pedagógicos – trabalho de base • 28 a 30 de julho – 15º CECUT – Congresso Estadual da CUT/PR
• 05 de agosto – Indicativo de realização dos coletivos regionais e atos comemorativos do dia dos(as) funcionários(as) de escola
• 07 de agosto – Dia do(a) Funcionário(a) da Educação • 11 de agosto – Conselho Estadual Extraordinário Online
• 12 de agosto – Assembleia Estadual Extraordinária Online
• 30 de agosto – Dia de luto e luta – Indicativo de paralisação

2. Aprovado o adiamento do item Regulamento do XIV Congresso Estadual da APP-Sindicato (Artigos 32 e 28-VIII do Estatuto) para a pauta dos próximos Conselho e Assembleia estaduais (11 e 12/08).

3. Aprovada a chapa/delegação da APP-Sindicato para o 15º CECUT (87 delegados/as eleitos/as e 26 suplentes) e 14º CONCUT (42 delegados/as eleitos/as e 12 suplentes).

4. Aprovada a eleição de representantes da APP-Sindicato junto ao Conselho do Magistério, como segue: Titulares: – Tereza de Fátima dos Santos Rodrigues Lemos – Mara Peixoto Pessoa Suplentes: – Jurema dos Santos – Eduardo Antunes.