Ari Jarczewski assume presidência da APP-Sindicato/Foz; representantes de base são eleitos


Assembleia regional contou com a presença da direção da APP Estadual, incluindo a presidenta Walkiria Olegário Mazeto.

Em assembleia regional, sábado, 9, a APP-Sindicato/Foz empossou o professor Ari Jarczewski como presidente do Núcleo Sindical, a partir de prática que visa a manter a alternância no cargo. O encontro também elegeu os(as) representantes de base, elo entre direção, categoria e escolas.

Participaram da assembleia a presidenta da APP Estadual, Walkiria Olegário Mazeto, a secretária executiva educacional, Margleyse Adriana dos Santos, e a assessora do sindicato, Carina Cruz. Walkiria fez a abertura com a apresentação da conjuntura política na área da educação, em nível nacional e estadual.

Um dos temas que ela abordou foi o projeto que o governo federal apresentou ao Congresso Nacional sobre a reforma do “novo ensino médio”. O Piso Nacional do Magistério, o adoecimento da categoria e a militarização das escolas paranaenses imposta pelo governador Ratinho Junior (PSD) também fizeram parte da análise.

Consenso

Após amplo debate, Janete Batista, que conduziu a assembleia como presidenta da APP-Sindicato/Foz, colocou em votação a chapa única de integrantes da base para compor o conselho estadual. Foram eleitos:

Titulares
Janete Batista Balduino;
Viviane Arteman Sidor; e
Silvio Borges da Silva Junior.

Suplentes
Janete da Silva Souza Rauber;
Claudio Miranda de Morais; e
Danielli Ovsiany Becker.

Novo presidente

A assembleia também referendou, por unanimidade, o novo presidente do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, o professor Ari Jarczewski, acompanhando a decisão tomada no início da gestão da atual diretoria, em que Janete e Ari conduziriam a presidência sindical por dois anos cada. A professora Janete passa a responder pela Secretaria Geral.

Ao transferir o cargo, Janete Batista fez um breve balanço dos dois anos de trabalho coletivo do sindicato, incluindo os desafios impostos pela pandemia, em que vidas foram perdidas e houve grande adoecimento da categoria e da comunidade escolar. E a pressão do governo, acúmulo de trabalho, assim como a necessidade de reinvenção da educação e dos(as) educadores(as).

“Agradeço à nossa base, que sempre caminhou conosco e apoiou a nossa gestão, e sou muito grata com todo(as) da diretoria e também à nossa presidente estadual, Walkiria”, reiterou. “Sigo na luta e na linha de frente, ao lado do professor Ari, dos(as) demais dirigentes e da categoria”, finalizou Janete.

Unidade, a força da categoria

Ari Jarczewski é formado em Filosofia, com especialização em História e Psicopedagogia. É professor da rede pública estadual do Paraná desde 1994 e atua no sindicato desde que assumiu aulas no estado.

Com o referendo, Ari Jarczewski se torna o primeiro presidente do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu que não mora nessa cidade. O dirigente vive e trabalha na vizinha São Miguel do Iguaçu.

Referendado, o novo presidente Ari Jarczewski fez um agradecimento especial aos(as) companheiros(as) da direção, em especial para Janete. “Pela confiança e apoio recebido para assumir essa nova função no Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu”, pontuou.

O agradecimento, reforço, é extensivo à direção estadual, representada pela nossa presidenta Walkiria Mazetto. “Sempre afirmei e reitero aqui: meu compromisso com uma gestão democrática e coletiva, com a finalidade de fortalecer o trabalho de base e, ao mesmo tempo, diminuir as distâncias entre o sindicato e os colegas que estão no chão da escola”, asseverou.

Por fim, Ari Jarczewski convocou a unidade, que é o grande diferencial da categoria de professores(as) e funcionários(as) de escolas. “Juntos(as), seremos mais fortes para combater este governo neoliberal de Ratinho Junior, o inimigo número um da educação do Paraná e dos direitos dos(as) trabalhadores(as)”, concluiu o presidente da APP-Sindicato/Foz.