Sinprefi emite nota de apoio a educadores(as) em luta por direitos e pela escola pública

O Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI) emitiu nota em que manifesta apoio e solidariedade aos(às) educadores(as) da rede estadual de educação. A categoria está mobilizada contra a agenda de ataques de Ratinho Junior (PSD).

“Lamentamos o descaso manifestado pelo Governo Estadual”, frisa o documento. “Repudiamos a omissão do Governo do Estado em relação aos profissionais e líderes sindicais que protestam de forma pacífica, por meio de greve de fome”, finaliza a nota do sindicado da rede municipal iguaçuense.

Íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA EM APOIO A APP-SINDICATO

O Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI) vem a público manifestar apoio e solidariedade aos professores e profissionais da Educação da Rede Pública Estadual de Ensino, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública da Paraná (APP-Sindicato).

O SINPREFI é contrário à realização da prova presencial de Processo Seletivo Simplificado (PSS), considerando que estamos em período de pandemia mundial ocasionada pelo novo coronavírus, com números alarmantes. Isso coloca em risco a saúde dos profissionais e, além disso, defendemos que o serviço público seja realizado por servidores públicos, portanto, contratados por concurso público.

Lamentamos o descaso manifestado pelo Governo Estadual em relação aos profissionais da Educação que defendem além desse tema, uma pauta extensa de negociação, incluindo a questão do pagamento de progressão que está pendente e medidas que geram desvalorização dos profissionais.

Defendemos a Educação Pública. E Educação Pública de qualidade só existe com valorização dos profissionais. Repudiamos a omissão do Governo do Estado em relação aos profissionais e líderes sindicais que protestam de forma pacífica, por meio de greve de fome, em frente à sede do governo estadual, em Curitiba, desde a manhã de quintafeira (19). Não é mais problema da Secretaria da Educação, é problema do Estado.

Foz do Iguaçu, 24 de novembro de 2020.

Marli Maraschin de Queiroz
Presidente do SINPREFI