A população de Missal decidiu pela manutenção das escolas Santos Dumont e Aurélio Piloto.
As comunidades de São Pedro e Vista Alegre protagonizaram uma verdadeira batalha contra o fechamento das escolas estaduais do campo Santos Dumont e Aurélio Piloto, situadas no município de Missal, na Costa Oeste do Paraná. Durante encontro realizado na quinta-feira (01), estudantes, pais e educadores se posicionaram de forma unânime contra o fechamento dos estabelecimentos de ensino, medida proposta pelo Governo do Estado e inicialmente defendida pelo Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE).
O debate foi intenso e durou quase três horas. Os depoimentos de estudantes foram emocionantes, carregados de valor e simbolismo, impressões que a insensatez do governo sequer consegue supor a existência. Em suas falas, alunos, pais e educadores defenderam o direito garantido na legislação para que crianças e adolescentes possam estudar próximo de casa. Os moradores de Missal também deram uma lição sobre a identidade e os vínculos que a comunidade mantém entre as pessoas do lugar, com seus equipamentos, espaços e o território.
Além da comunidade escolar de São Pedro e Vista Alegre, a reunião contou com a presença do prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, da secretária municipal de Educação, Ivanda Maria Heck, da chefe do NRE, Ivone Muller e das dirigentes da APP-Sindicato/Foz, Cátia Ronsani Castro, Loreni Groth e Tanea Costa.
“Enquanto o governador faz festinha particular com dinheiro público para os amigos, como o evento do Hally dos Sertões, o povo trabalhador tem que abrir mão da qualidade da educação para seus filhos e enviá-los para longe de casa, pois a economia que esse governo tanto fala é obtida do suor e do sacrifício da população”, asseverou na reunião Cátia Ronsani de Castro, diretora de formação da APP-Sindicato/Foz.
DIREITO
O encerramento de turmas e o fechamento de escolas são medidas que estão sendo adotadas pelo Governo Estadual. Com efeito, turmas superlotadas comprometem a qualidade do ensino, prejudicando alunos e educadores. Já a transferência de alunos pela exclusão de escolas