Pedagogos/as definem ações em defesa e valorização da profissão

Educadores/as participaram do I Encontro do Coletivo de Pedagogo/as da APP-Sindicato/Foz

A formação do Coletivo de Pedagogo/as da APP-Sindicato/Foz reuniu cerca de quarenta profissionais da área, em encontro realizado sábado (28), no Colégio Monsenhor Guilherme. Foram debatidos temas ligados ao exercício da profissão, a resistência aos ataques à educação, a forma de funcionamento e o plano de ação do coletivo de pedagogos/as.

O colegiado instituiu meios permanentes de comunicação entre os pedagogo/as para o compartilhamento de informações e materiais formativos, a mobilização da categoria e também para dinamizar a execução coletiva das atividades aprovadas. Foram definidas plenárias a cada três meses, ciclo de diálogo e um seminário anual.

Os pedagogos/as interessados em participar do coletivo, mas que não participaram do primeiro encontro, poderão integrar-se imediatamente às atividades e às redes do grupo. Basta INSCREVER-SE AQUI ou informar nome, escola, e-mail e número do telefone celular, por meio de mensagem para o Watsapp da APP-Sindicato/Foz: (45) 99936-0172.

Catia
Cátia Castro: “Sindicato é referência no Paraná pela contribuição para o debate pedagógico” – foto APP-Sindicato/Foz

A presidente da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro, enfatizou a importância do coletivo ao lembrar que o sindicato é reconhecido no Paraná pela contribuição ao debate pedagógico. “O Coletivo de Pedagogo/as é um espaço para afinar o discurso e tirar posições. Queremos que os pedagogos/as levem as pautas e ações para os educadores/as e envolvam suas respectivas escolas na discussão”, frisou.

A secretária Educacional da APP-Sindicato/Foz, Greici Pereira, fez análise da conjuntura de ataques contra a educação nas esferas nacional, estadual e municipal, e explanou sobre a pauta do encontro. “A função do coletivo é debater todos os temas, tomar decisões e buscar alternativas, sempre reforçando a nossa identidade de professor/a-pedagogo/a”, refletiu.

Greici Pereira:
Greici Pereira:”Reforçar nossa identidade de professor/a-pedagogo/a” – foto APP-Sindicato/Foz

Profissão: pedagogo/a

No I Encontro do Coletivo da APP-Sindicato/Foz, o professor-educador Fabiano Severino mediou o debate sobre o papel do pedagogo/a. Ele abordou questões da rotina profissional nas escolas, os problemas enfrentados pela categoria no dia a dia, a importância do pedagogo/a e sua responsabilidade política com a educação e a sociedade.

Fabiano Severino
Fabiano Severino: “Pedagogo/a deve se juntar para defender  a escola que queremos” – foto APP-Sindicato/Foz

“Dificilmente a prática pedagógica cotidiana é teorizada. Precisamos dedicar tempo a essa prática, que exige leitura, estudo e elaboração”, defendeu Fabiano Severino. “A escola é um projeto que está sempre em disputa por diferentes forças. O pedagogo/a precisa se juntar, lidar com as diferença para defender o projeto de escola que queremos”, apontou.

Pautas

Os participantes do encontro refletiram sobre o Edital n° 68/2017, em que o Governo do Paraná pretende impor a hora-relógio aos pedagogo/as e os mecanismos que conduzem ao controle e à burocratização/precarização do exercício profissional. Os pedagogos/as ainda discutiram sobre os problemas e limites de utilização do RCO (Registro de Classe On-Line).

Pedagogos/as podem  inscrever-se para participar do coletivo - foto APP-Sindicato/Foz
Pedagogos/as podem inscrever-se a qualquer momento para participar do coletivo – foto APP-Sindicato/Foz

Os pedagogos/as ainda debateram e apontaram formas de mobilização contra o projeto federal que prevê a regulamentação da profissão de pedagogo, proposta que desassocia o pedagogo/a da docência/de professor/a. Com isso, além de negar a base da atuação do pedagogo/a, o projeto pode configurar ataque aos direitos que esses profissionais têm por serem docentes, como aposentadoria especial, piso salarial, jornada de hora-aula, etc. CLIQUE AQUI para saber mais.

O I Encontro do Coletivo da APP-Sindicato/Foz também discutiu a mobilização contra a lei da mordaça. Em Foz do Iguaçu, a censura na escola e na educação ganharam a dimensão institucional com o os projetos “Escola sem Partido” e “ideologia de gênero”.

Deliberações do Coletivo de Pedagogos/as:

1. Realizar encontro trimestral do Coletivo de Educadores/as da APP-Sindicato/Foz ou de acordo com demandas relevantes.

2. Formar ciclo de diálogos com espaços formativos.

3. Criar ferramentas permanentes de comunicação: a) lista de e-mails para a troca de informações, informes e legislação; b) grupo de Whatsapp restrito a informações sobre a atuação do coletivo.

4. Realizar seminário anual do Coletivo de Pedagogo/as da APP-Sindicato/Foz

5. Implantar processo de certificação anual aos participa

6. Produzir e compartilhar síntese das discussões e deliberações dos encontros.

7. Realizar encontro do Coletivo de Pedagogos/as antes da Semana Pedagógica de 2017.