1.º de maio: trabalhadores(as) na luta por direitos e um futuro mais justo

Trabalhadores e trabalhadoras nas ruas na luta por direitos e melhores condições de trabalho. Foto: APP-Sindicato

“Em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural.
Nada deve parecer impossível de mudar.”
(Bertolt Brecht)

O 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, representa a luta histórica pela emancipação da classe. São jornadas de greves, reivindicações e rebeldia ao longo dos anos contra toda forma de exploração.

Salário justo, melhores condições de trabalho, segurança e outras demandas essenciais para a vida digna dos(as) trabalhadores(as) é árdua e coletiva. E segue, diariamente, sendo o sindicato o instrumento principal e insubstituível de organização e luta.

Governos impuseram retrocessos trabalhistas sem precedentes, com o objetivo de acabar com qualquer regulamentação do trabalho, para maximizar a exploração. Aliando, ainda, o desmonte da aposentadoria: pagar mais, trabalhar mais, ganhar menos.

Educadores(as) conhecem bem essa realidade. A precarização, a terceirização e a privatização de governos como o de Ratinho Jr (PSD) destroem a carreira e retiram diretos de PSSs e aposentados. No Paraná, metade dos(as) educadores(as) são mantidos pelo governo por vínculo temporário.

Em 2024, o alento é o governo democrático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vinculado à pauta história dos trabalhadores. Representa um novo capítulo e abre novas possibilidades para a construção de um Brasil mais justo e igualitário para trabalhadores e trabalhadoras.

É fundamental que a classe trabalhadora se mantenha mobilizada e engajada na luta por seus direitos. A APP-Sindicato/Foz está ao lado dos(as) trabalhadores(as) na defesa de um projeto político que priorize os interesses da classe e promova políticas públicas que garantam:

• Geração de empregos decentes;
• Aumento do poder de compra dos trabalhadores(as);
• Ampliação dos direitos trabalhistas;
• Valorização do salário mínimo;
• Redução da desigualdade social;
• Educação pública, inclusiva e emancipadora para todos(as).

É com a consciência e a compreensão de que apenas a união da classe trabalhadora pode levar a conquistas é que a APP-Sindicato/Foz reforça a importância da união e da mobilização. Juntos(as), somos mais fortes, não cansamos de repetir.

Aos(às) trabalhadores(as), nosso mais profundo agradecimento! Juntos(as, celebramos as conquistas e seguiremos lutando por nossos direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Dia Internacional dos(as) Trabalhadores(as)

A direção da APP-Sindicato/Foz