Vitória do povo: rejeitado o projeto de precarização da educação infantil

VITÓRIA DO POVO

Cátia Ronsani de Castro

Apostar na luta, na mobilização, na força que o povo tem. Essa foi a principal lição que concluímos pela vitória obtida com a rejeição do projeto do prefeito Reni Pereira, que tinha a intenção de contratar pessoas com nível fundamental para serem educadores nos CMEIs.

Quando o projeto seguiu para votação na Câmara Municipal e teve o apoio de ampla maioria dos vereadores, parecia ser impossível reverter esse processo de ataque e precarização da educação infantil. Contudo, nós acreditamos no processo de luta e de mobilização da categoria e dos estudantes. Optamos, então, por fazer a luta, fazer a resistência. A unidade dos sindicatos e o movimento estudantil (APP, SINPREFi, Sinteoeste, DCE Unioeste, Grêmio Estudantil do Barão) foi decisiva e garantiu a vitória.

Durante a votação do projeto, o parlamento municipal ficou lotado, vereadores da base do prefeito literalmente desconcertados e irritados com a presença da população, como se o espaço não fosse público e como se não existisse o direito das pessoas se organizarem em suas entidades e lutarem por seus direitos. Alguns vereadores foram extremamente desrespeitosos com alunos e professores, tudo isso devido