Formação da APP-Sindicato/Foz debate a história do sindicato e a luta de classes

Cerca de 60 educadores de Foz do Iguaçu e região participaram do primeiro módulo do Curso de Formação da APP-Sindicato/Foz, iniciado sábado (21), no auditório do colégio estadual Monsenhor Guilherme. O tema do encontro foi “A história de lutas da APP-Sindicato e a luta de classes”, apresentado pelo doutor em Ciências Políticas, Cláudio Reis, professor do curso de Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A formação é dividida em dois módulos, abrangendo 64 horas de duração, com certificação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A grade ainda reúne temas como organização sindical por local de trabalho, gestão sindical, gênero, diversidade e direitos LGBT, gestão democrática da educação, juventudes, organização de base municipal e comunicação sindical. O próximo encontro acontece no dia 09 de julho.

O presidente da APP-Sindicato/Foz, Fabiano Severino, lembra que a preocupação do Núcleo Sindical com o processo de formação da categoria é antiga. “Há alguns anos promovemos os cursos entre a categoria, oferecendo formação política, além da formação técnica, para suprir algo que o Governo do Estado não faz”, revela. “Debatemos questões da educação e temas que vão além dos muros das escolas”, complementa Fabiano Severino.

Fabiano
Fabiano Severino: “Formação para a intervenção do educador na sociedade”

Severino aponta que o processo formativo é baseado em um programa emancipatório. “O objetivo é promover formação que contribua para autonomia intelectual e crítica do educador e que contribua para a sua intervenção na sociedade”, reflete o presidente da APP-Sindicato/Foz. Severino ainda destaca a participação de trabalhadores dos Correios e da Unila durante o início do curso de formação.

Para a secretária de Formação Política Sindical da APP-Sindicato/Foz, Cátia Ronsani de Castro, o curso estimula a ação e a reflexão da categoria. “A formação é decisiva para um sindicato forte, combativo e independente dos patrões e dos governos. A formação conduz