Eleições da APP: educadores/as dão exemplo de cidadania e participação

Demonstrando disposição e comprometimento com a entidade, educadores/as da base da APP-Sindicato/Foz participam das eleições gerais do sindicato, nesta terça-feira (19). Professores/as e funcionários/as escolhem hoje as direções estadual e regional, o Conselho Fiscal e os representantes dos municípios da região.

Cerca de 2 mil educadores/as dos nove municípios de abrangência do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu estão habilitados a votar. São 56 urnas fixas e volantes distribuídas pela Comissão Eleitoral Regional em escolas públicas, estabelecimentos de educação especial e no NRE (Núcleo Regional de Educação).

A secretária de Comunicação da APP-Sindicato/Foz, Miriam Takahashi, destaca a participação dos servidores/as no processo eleitoral. “A eleição começou com a categoria demonstrando muita disposição”, frisa. “Além de mostrar força e exemplo de democracia para o conjunto da sociedade, as eleições de hoje escrevem novos rumos para o nosso sindicato”, diz.

Miriam
Miriam Takahashi: “Disposição e comprometimento da categoria” – foto Arquivo

Os trabalhos dos integrantes da Comissão Eleitoral, mesários/as, coordenadores/as e fiscais começaram bem cedo, com a distribuição das urnas e a preparação dos locais da votação. Ao término das eleições, às 20 horas, os materiais usados na eleição serão centralizados no Colégio Barão do Rio Branco, onde acontece a apuração do resultado.

Disputa

Duas chapas concorrem para a direção da APP-Sindicato/Foz, entidade que representa educadores de nove municípios da microrregião Oeste. A Chapa 1 tem como candidato a presidente o professor Ari Jarczewski, do município de São Miguel do Iguaçu. A professora Cátia Castro, de Foz do Iguaçu, é candidata a presidente pela Chapa 2.

Para a direção estadual da APP-Sindicato, os candidatos a presidente são Hermes Leão (Chapa 1), Luiz Paixão (Chapa 2), Isabele Pereira (Chapa 3) e Gilson Mezarrobba (Chapa 4). Dois educadores iguaçuenses participam das composições que competem à instância diretiva estadual. A professora Madalena Ames é candidata pela Chapa 1, o professor Silvio Borges integra a Chapa 2.