Educação especial: sindicato pede a revogação de edital

POR APP-SINDICATO

Medida da secretaria de Educação prejudica profissionais da educação especial

A Seed (Secretaria de Estado da Educação) lançou o Edital 90/2016, que regulamenta a distribuição de aulas para as Salas de Recursos. Nele, há uma lista de escolas de todo o Estado que ofertam Salas de Recursos em dois turnos (manhã e tarde) e aparece a determinação que, para esses locais, apenas professores(as) com dois padrões de 20 horas ou com um padrão de 40 horas poderão participar do processo, excluindo aqueles que têm apenas um padrão de 20 horas.

Sob a alegação de “colaboração” entre os turnos regulares e a sala de recursos, a SEED acabou criando uma distribuição diferenciada, injusta e artificial privilegiando os(as) professores(as) de 40 horas.

A colaboração é do ponto de vista pedagógico uma boa medida. Porém, o fato do(a) professor(a) trabalhar 20 horas não o(a) impede de organizar seu planejamento alinhado ao Projeto Político Pedagógico da escola e trocar informações com os(as) professores(as) de período contrário.

Assim, os(as) professores(as) de 20 horas não podem ser sacrificados(as) por uma alegação pedagógica que pode ser resolvida de outras maneiras.

O Edital prevê a criação de uma equipe de avaliação do Núcleo Regional e tememos que a falta de critérios nos deixe nas mãos de uma subjetividade muito grande.

A APP-Sindicato já manifestou sua contrariedade