Assembleia em Curitiba: Conselho Regional debate cenário de luta e resistência

Ataques e retiradas de direitos serão enfrentados com mobilização e participação da categoria

A APP-Sindicato/Foz promoveu reunião do Conselho Regional nesta quarta-feira, 18, para avaliar a atual conjuntura política no Paraná. No próximo sábado, 21, acontece a Assembleia Estadual da categoria, em Curitiba, para deliberar sobre as negociações em torno da pauta dos educadores/as e as formas de mobilização.

Durante o diálogo, foi enfatizada a importância da participação da base de Foz do Iguaçu e região no encontro estadual. A direção do Núcleo Sindical orienta que os trabalhadores/as da educação intensifiquem as conversas e mobilizem os colegas nas escolas. O ônibus sairá de Foz sexta-feira, às 22:30 horas, e retornará da Capital do Estado ainda no sábado, às 18 horas.

Os participantes do Conselho Regional definiram que a agenda de mobilizações deverá ser construída na assembleia, a partir da realidade e das condições apresentadas pelos dirigentes dos núcleos sindicais e a base. Os representantes da região apresentarão proposta para que a direção estadual da APP encaminhe um mapeamento da realidade das escolas.

O levantamento proposto abrange número de turmas fechadas, quadro de carência/demanda de funcionários/as de escola e os problemas decorrentes do porte. O estudo também deve apontar como as escolas estão conduzindo as questões de substituição de funcionários/as em casos de licenças por saúde ou férias e o quadro de adoecimento dos agentes educacionais do Paraná.

onibus

 

Ataques 

O secretário executivo de Saúde e Previdência da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges, lembrou que os ataques do Governo do Paraná resultaram em graves perdas salariais para a categoria. “Com o calote de Beto Richa, a defasagem por conta da reposição da inflação é de 12%. A governadora Cida Borghetti quer estender esse calote para 2019. Também temos 23,88% de perdas porque o governo paga os salários abaixo do piso nacional”, frisou.

Para Diego Valdez, secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz, o quadro de ataques e retiradas de direitos somente será revertido por meio da mobilização dos educadores/as. “Nossa categoria precisa retomar o espaço de lutas, organização e mobilização para garantirmos nossas pautas junto ao governo”, disse.

Informes

Coletivos dos Funcionários/as

A APP-Sindicato/Foz fará reuniões ampliadas dos Coletivos de Funcionários/as nas seguintes cidades: São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Missal, Ramilândia, Itaipulândia e Foz do Iguaçu. Em Santa Terezinha de Itaipu já ocorreu o encontro.

Salários abaixo do mínimo regional

Depois de intensa denúncia da categoria e do sindicato, o governo comprometeu-se a ajustar os salários, o vale alimentação e o auxílio transporte dos educadores/as que atualmente recebem abaixo do salário mínimo regional, o que é ilegal.

A direção da APP-Sindicato/Foz ressalta que os educadores/as não devem confundir a promessa de adequação à lei com reajuste ou reposição salarial. O calote permanece.

Contratos via Paraná Educação

A SEED (Secretaria de Estado da Educação) afirmou que não demitirá em 2018 os educadores/as contratados por meio do Paraná Educação. As demissões haviam sido anunciadas pelo órgão.

Fechamento de turmas

A APP-Sindicato/Foz divulgará nos próximos dias o levantamento sobre o fechamento de turmas em todas as escolas da área de abrangência do Núcleo Sindical. A estudo, com base nos dados apresentados pelas instituições de ensino, inclui a solicitações de abertura de turmas que não foram autorizadas pelo governo