Filosofia e Sociologia: encontro estadual na Unioeste/Foz recebe inscrições

Objetivo é debater o sistema nacional de educação e defender essas disciplinas como necessárias para a formação humana.

Nos dias 28 e 29 de junho, a Unioeste/Foz sediará o Encontro Estadual de Filosofia e Sociologia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail seminariofilosofiasociologia@gmail.com.

O evento tem por objetivo debater o sistema nacional de educação e os aspectos principais que fundamentam a defesa dessas disciplinas como necessárias para a formação humana.

“Não será um encontro para trazer palestrantes e apontar horizontes. Será um encontro de pessoas que já estão atuando na área, com experiência para debater as correntes epistemológicas da filosofia e sociologia, bem como entender as razões do ataque oficial nessas disciplinas e na educação de modo geral”, informam os organizadores.

No campo da Filosofia, os eixos temáticos do encontro para os debates em grupo serão: Contradições sobre a ética e a política na atualidade; Conhecimento, ciência e poder; Dialética da práxis e a filosofia popular; e, Educação, formação e transformação.

Na área da Sociologia, o seminário abordará nos grupos: Desafios práticos e estratégicos no ensino e na pesquisa em ciências sociais; Políticas educacionais e formação docente em sociologia: o histórico de reformas curriculares pós-golpes na história do Brasil; O ensino da sociologia na educação básica: experiências e perspectivas para uma formação emancipatória; e, A importância e o impacto do pensamento sociológico no âmbito do direito, da estrutura democrática de poder, dos movimentos sociais, nas teorias pedagógicas e no campo artístico.

Clique para acessar o blog do encontro. 

Programação:

28 de junho
8h – Credenciamento
9h – Mesa de abertura – Coordenação Wellington Godoi
9h30 – Fala sobre filosofia – Sebastião e Danielle
10h – Fala sobre sociologia – Marcelo e Joab
10h30 – Intervenção da plenária – Abertura para questões e comentários
12h – Almoço
14h – Trabalho em grupo – produção do manifesto
18h – Plenária

29 de junho
8h30 – Retomada dos trabalhos em grupo – produção do manifesto
10h – Plenária
12h – Almoço
14h – Plenária para conclusão dos trabalhos, leitura dos textos, aprovação dos apontamentos.
18h – Encerramento