Curso de Formação tem quarta etapa neste sábado

Debate sobre direitos humanos e direitos sociais é aberto para a participação da base

A APP-Sindicato/Foz promove neste sábado, 29, a partir das 8h, no Sismufi, a quarta etapa do Curso de Formação 2018. A ação continuada faz parte do Programa de Formação Política e Sindical mantido pela APP e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), instituição que certifica o curso.

O tema do módulo é “Direitos humanos e direitos sociais no contexto da diversidade: combate ao racismo, LGBTIfobia, violência contra mulheres e juventudes”. Pela manhã, o diálogo amplo sobre direitos humanos será apresentado pelo jornalista e militante social Aluísio Palmar. À tarde, a mediação será feita por Nicole Machado e Gilliard Martino.

Considerando a abrangência e a atualidade da temática, a participação na formação é aberta para todos(as) os(as) educadores(as) da base, sem a necessidade de inscrição antecipada. O objetivo é fortalecer os canais de enfrentamento a todas as formas de violências, estimulando esse debate na sala de aula e na escola.

Este ano, o temário geral do Curso de Formação da APP-Sindicato/Foz é “Democracia, estado e educação pública para quem?”. O primeiro módulo foi apresentado pelos(as) professores(as) Dra. Carla Luciana Souza da Silva e Dr. Gilberto Calil, docentes da pós-graduação da Unioeste/Rondon.

A segunda fase do curso teve como tema “Organização Sindical”, mediado pelo professor e ex-presidente da Adunioeste (Sindicato Docente da Unioeste) Dr. Antônio Bosi. Na terceira etapa, a professora Dra. Andrea Caldas (UFPR) debateu “Identidade e luta na organização do trabalho pedagógico e escolar: conjuntura educacional, BNCC e Reforma do Ensino Médio”.