Curso de Formação da APP-Sindicato/Foz debate sociedade, avaliação, Previdência e Escola sem Partido

Atividades acontecem simultaneamente em Medianeira e Foz do Iguaçu.

Com o tema “Estado e escola pública: defesa e resistência”, a APP-Sindicato/Foz deu início nessa sexta-feira, 7, ao curso anual de formação, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

São duas turmas, em Medianeira e Foz do Iguaçu, que totalizarão 80 horas de atividades, até o mês de outubro.

A abertura do curso contou com palestra seguida de debate com o professor Dr. Gilberto Calil. O docente integra o programa de pós-graduação do curso de História da Unioeste/Rondon e o grupo de pesquisa sobre Estado, Poder, Direita, Hegemonia, Ditadura e Fascismo.

No sábado, 8, os(as) educadores participaram da primeira fase da formação. Em Medianeira, a temática avaliações em larga escala e Escola sem Partido foram mediados por Fabiano Stoiev e Silvio Junior. Em Foz do Iguaçu, Luiz Fernando Reis, Maicon Palagano e Elcir Zein apresentaram um amplo debate sobre dívida pública e reforma da Previdência.

O professor Gilberto Calil enfatizou a importância da formação para os(as) trabalhadores(as) em educação. “É a reflexão que nos instrumentalizar e entender a sociedade e nos fortalece na luta e no processo de mobilização no curto, médio e longo prazo”, afirmou à plenária.

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Gilberto Calil: “A reflexão instrumentaliza a luta e a mobilização” 

Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro explicou que o curso ofertado gratuitamente pelo sindicato é organizado e promovido pelo Grupo de Trabalho de Formação (GT). “É um curso realizado todo o ano, em parceria com a UFPR, que busca contribuir no processo de compreensão e análise de temas
relevantes tanto para educadores como para a escola pública”, frisou.

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Cátia Castro: “Análise de temas relevantes para os(as) educadores(as)”

A segunda etapa do do Curso de Formação da APP-Sindicato/Foz será no dia 29 de junho, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, em Medianeira e Foz. Os encontros terão como tema “Escola pública sob ataque: um olhar sobre a comunidade e a formação para a emancipação”.

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