Dia da Consciência Negra: protesto em Foz pede ‘Fora Bolsonaro’

Movimento é organizado pela Unidade Sindical e Popular de Foz do Iguaçu.

Manifestação contra o governo racista acontece neste sábado, 20, às 15h, na Praça da Paz, organizado pelo movimento sindical e popular.

Brasileiros e brasileiras dos setores populares estão arcando com o preço do desgoverno de Jair Bolsonaro e seus aliados. O ataque contra as condições de vida dos mais pobres e vulneráveis inclui a disparada no preço dos alimentos, desemprego em massa, custo da gasolina na estratosfera, retirada de diretos e destruição dos serviços públicos. Enquanto isso, os ricos ficam cada vez mais ricos.

Nesse contexto, a população negra é ainda mais prejudicada, porque o governo federal guia-se por conceitos racistas, destruindo políticas públicas conquistadas a duras penas, negando e combatendo a concepção que cobra a dívida histórica do país com o povo negro. Não bastasse isso, Bolsonaro nomeou racistas declarados, como o presidente da Fundação Palmares, órgão que deveria ser o primeiro a combater o racismo estrutural no Brasil.

O governo de Jair Bolsonaro não pode mais permanecer no controle da nação, pois o retrocesso só aumenta, agravando sobremaneira o processo de reconstrução nacional que precisará ser realizado no país pelo povo. Por isso, no dia Dia da Consciência Negra, o movimento sindical e popular retoma às ruas iguaçuenses para pedir “Fora Bolsonaro”.

O protesto será neste sábado, 20, a partir das 15h, na Praça da Paz, no centro da cidade. O movimento é coordenado pela Unidade Sindical e Popular de Foz do Iguaçu, colegiado em que a APP-Sindicato/Foz atua. O objetivo é somar forças, ampliar a luta contra esse desgoverno e fortalecer os espaços onde a população e os movimentos sociais sejam protagonistas da resistência, sem a necessidade de “salvadores da pátria”.

A lógica capitalista e racista que predomina no país é cruel contra os(as) trabalhadores(as), da qual boa parte é formada de negros e negras. Essa população jamais deixou de cobrar avanços e combater a herança escravista que ainda hoje segrega a população brasileira. Lutar contra esse sistema é dever de toda a sociedade para a construção de um país mais justo, solidário e verdadeiramente para todos(as).

Dia da Consciência Negra – Fora Bolsonaro
Data: 20 de novembro (sábado), às 15h
Local: Praça da Paz – Avenida Jk (centro de Foz do Iguaçu)
Uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.