Assembleia da categoria decide adiar eleições da APP

APP-Sindicato/Foz defende a necessidade de se direcionar todas as energias coletivas para a luta.

Momento exige unidade e urgência da organização da luta: greve pela vida e contra o desmonte da educação.

A assembleia estadual da categoria, realizada de forma on-line, sábado, 26, aprovou o adiamento das eleições da APP devido à covid-19. Com efeito, os mandatos sindicais foram prorrogados até o dia 31 de dezembro de 2021.

A direção da APP-Sindicato/Foz vinha defendendo a mudança de data do pleito, que estava previsto para acontecer no segundo semestre deste ano. O Núcleo Sindical fez parte de manifesto e abaixo-assinado virtual pela transferência das eleições da APP (clique para ler).

O documento explicita a necessidade de realizar o processo de escolha das direções sindicais apenas com segurança sanitária e garantia do pleno exercício democrático. Neste momento, o foco da categoria deve ser a greve pela vida e contra as aulas presenciais.

O manifesto pelo adiamento das eleições, que contou com a articulação da direção da APP-Sindicato/Foz, reforça que a pandemia no Paraná está fora de controle. Cita que a APP deve ser coerente em sua posição política contra atividades presenciais que resultem em risco à vida.

O posicionamento também refuta a proposta de eleição virtual, devido à logística necessária e risco de falhas. Entretanto, o principal argumento é que esse procedimento tolheria o debate entre a categoria.

Por fim, o manifesto pelo adiamento das eleições reforça a necessidade de se direcionar todas as energias coletivas para a luta. “O momento exige unidade e urgência da organização da luta. Precisamos envidar todas as nossas forças para impedir a continuidade e o avanço do projeto de destruição da escola pública encampado pelo empresário Renato Feder”, frisa o texto.