Podem participar da eleição educadores/as sindicalizados há pelo menos seis meses
A APP-Sindicato/Foz realiza neste sábado (11), a eleição dos representantes de base junto ao Conselho Estadual do sindicato. A escolha dos educadores/as será durante a Assembleia Regional Extraordinária, a partir das 08:30 horas, no anfiteatro do Colégio Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu. A base do Núcleo Sindical elege 4 membros titulares e 4 suplentes.
Conforme as deliberações estaduais, a APP-Sindicato/Foz publicou o edital de convocação no portal da entidade CLIQUE AQUI PARA ACESSAR. Para ler orientação da Secretaria Organização da APP-Sindicato sobre a eleição dos representantes de base CLIQUE AQUI.
O Conselho Estadual da APP é uma das principais instâncias de deliberação da categoria, pois está acima das direções estaduais e regionais. O colegiado, que reúne representantes dos 29 núcleos sindicais em todo o Paraná, debate e elabora as pautas das assembleias e constitui-se em instância organizativa, decisória e mobilizadora permanente.
Os mandatos dos representantes são de dois anos, com vigência de 16 de dezembro de 2017 a 15 de dezembro de 2019. Para a eleição dos membros do Conselho Estadual, é aplicada a proporção de 01 para cada 500 sindicalizados. Se a sobra dos valores for superior a 50% mais 1, o núcleo sindical tem direito a mais 1 representante titular e 1 suplente.
De acordo com o art. 39 do estatuto social, podem candidatar-se a representantes de base os trabalhadores/as sindicalizados há pelo menos seis meses, considerando como referência a data da eleição. Para pleitear as vagas, os educadores/as devem estar em dia com as mensalidades sindicais.
A eleição dos representantes de base acontece por meio de chapa. Havendo mais de uma chapa inscrita, terão o direito de participar da proporcionalidade da composição do conselho a chapa que eleger no mínimo 20% dos votos dos presentes e no mínimo 10% se tiver mais que duas chapas no pleito, conforme o estatuto.