Formação para educadores/as recebe inscrição até quinta-feira

0

Curso de 50 horas é certificado pela Universidade Federal do Paraná

Clique aqui para inscrever-se

Professores/as e funcionários/as da rede estadual de educação têm até quinta-feira, 7, para inscrever-se gratuitamente no Curso de Formação Política e Sindical da APP-Sindicato/Foz. São reservadas 10% das vagas para profissionais de outras categorias que sejam sindicalizados em suas entidades e a integrantes de movimentos sociais.

Com o tema “Democracia, estado e educação pública para quem?”, o curso é dividido em cinco etapas. A carga-horária é de 50h e a certificação é emitida pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Para facilitar a formação de educadores/as estão previstas duas turmas, uma em Foz do Iguaçu e outra na cidade da região que reunir mais inscritos.

O primeiro módulo da formação será sexta-feira e sábado (8 e 9 de junho), reunindo em Foz do Iguaçu, no SISMUFI, todos os participantes. No primeiro encontro, o curso será ministrado pelos professores/as Dra. Carla Luciana Souza da Silva e Dr. Gilberto Calil, docentes do Programa de Pós-Graduação em História da Unioeste/Rondon (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Formação é oportunidade para a troca e apropriação de conhecimentos científicos - foto APP-Sindicato-Foz

Formação é oportunidade para a troca e apropriação de conhecimentos científicos – foto Arquivo/APP

Secretário de Formação da APP-Sindicato/Foz, Odirlei Manarin explica que o curso propõe-se a debater a democracia historicamente, em um quadro de cortes de serviços públicos e retirada de direitos. “A educação pública vem sendo atacada pelos interesses da classe social que a considera como mercadoria e com fins lucrativos”, aponta.

Para servidores/as, educação não é mercadoria

Manarin expõe que o projeto mercantilista resulta em problemas para o servidores/as e para a sociedade. “Esse modelo se contrapõe aos interesses dos trabalhadores/as, pois precariza as condições de trabalho, afetando a saúde dos profissionais da educação e atingindo diretamente a qualidade do ensino”, reflete.

Conforme o educador, a formação é um espaço para que professores/as, funcionários/as de escolas e militantes sociais possam apropriar-se de conhecimento científico. Também é uma oportunidade para se debater as políticas implantadas pelos governos estadual e federal e seus impactos na educação pública e gratuita.

“O curso de formação tem como objetivo formar e instrumentalizar os profissionais da educação e demais categorias para os desafios impostos pela conjuntura atual”, enfatiza Odirlei Manarin. “Contribui ainda para a organização coletiva em defesa da escola pública, que vem sendo atacada pelos que veem a educação como mercadoria lucrativa”, diz.

Temário

Os dois primeiros encontros do curso abrangem os temas Democracia, estado e educação pública para quem? e Organização sindical. As etapas seguintes abordam Identidade e lutas na organização do trabalho pedagógico (escolar); Direitos humanos, direitos sociais no contexto da diversidade; e, Organização e empoderamento das Direções Municipais.

Cronograma

1ª etapa: Democracia, estado e educação pública para quem?

Dia 08/06 (sexta-feira): 4 horas

Dia 09/06 (sábado): 8 horas (manhã e tarde)

2ª etapa: Organização Sindical

Dia 30/06: 8 horas (manhã e tarde)

3ª etapa: Dia 25/08: 8 horas (manhã e tarde)

4ª etapa: Dia 29/09: 8 horas (manhã e tarde)

5ª etapa: Dia 20/10: 8 horas (manhã e tarde)

Curso de Formação Política e Sindical
Data do 1ª etapa: sexta-feira, 8 (noite) e sábado, 9 (manhã e tarde), no SISMUFI
Inscrições: (45) 3027-1893, fozdoiguacu@app.com.br ou CLIQUE AQUI
Serviço de creche gratuito para crianças de 2 a 9 anos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Share.

Leave A Reply