Educadores fazem história e protestam em Serranópolis

A cidade de Serranópolis foi marcada nesta sexta-feira (21) por um momento histórico. Uma manifestação popular em prol dos direitos sociais, em específico, pelos direitos dos trabalhadores da educação e pela transparência na administração dos recursos públicos.

Cerca de 70 pessoas, entre servidores, professores, funcionários de escola e moradores, andaram pelas ruas do município e distribuíram panfletos informativos e denunciativo. Depois de se concentrarem em frente a Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, caminharam juntamente até a Câmara dos Vereadores.

Em frente ao Legislativo os manifestantes e dirigentes da App-Sindicato lembraram as seguintes reivindicações dos educadores:

– Reajuste de 7.99% para professores retroativo a janeiro
– Mesmo índice de data-base para os funcionários de escola e demais servidores;
– 33% de ha para professores, conforme a Lei do Piso;
– Plano de Carreira para os Funcionários da Educação.

Destacaram ainda uma Pauta principal, imediata:

-Que o prefeito reconheça a APP como representante dos professores e funcionários de escola municipal
– Que o Prefeito volte a negociar com os sindicatos;
– Que os prefeito responda o ofício da APP, solicitando os dados financeiros do município.
– Que funcionária retorne a escola.

Os servidores pediram que os vereadores apoiassem sua luta e mediassem o processo de negociação com a prefeitura. Foi lembrado as perseguições políticas que estão havendo no município (transferência da funcionária que trabalhava a 15 anos na educação e por ser membro da comissão de negociação da App-Sindicato foi transferida para a Secretaria de Meio Ambiente), a proibição da entrada do sindicato nas escolas, e ainda o autoritarismo do Prefeito em tentar utilizar os serviços da Polícia Militar para coagir a mobilização da categoria.

A organização