Semana da Pessoa com Síndrome de Down em Foz debate educação e inclusão

Programação terá palestras, minicurso e apresentação da Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21

Por Unila

Organizada pela UNILA e a Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21, a 2ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down de Foz do Iguaçu será realizada de 21 a 23 de março, no auditório da UNILA Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

As atividades são voltadas, principalmente, para professores de todos os níveis de ensino de Foz do Iguaçu e região trinacional, mas também podem participar estudantes, familiares de pessoas com síndrome de Down, profissionais de outras áreas e interessados na temática.

O evento integra uma ação de extensão da UNILA, voltada para discussões sobre a educação inclusiva. A programação, em consonância com a Agenda 2030 da ONU e a campanha internacional do dia da síndrome de Down, tem como tema “Ninguém fica para trás”.

O objetivo é discutir como o Estado e a sociedade podem se mobilizar para conhecer os desafios que os indivíduos com a síndrome enfrentam ao longo de suas vidas, além de oferecer oportunidades e ferramentas necessárias para apoiá-los no desenvolvimento de todo seu potencial.

Programação:

21/03 – 19h: “Educação escolar inclusiva: avanços e desafios” – Palestra com Marinalva Silva Oliveira (UFRJ)

22/03 – 17h: “O papel dos sindicatos da educação na luta pela inclusão escolar numa sociedade excludente” – Palestra com Marinalva Oliveira (ADUFRJ/ANDES) e Etelvina Sampaio Castilha (SINPREFI).

22/03 – 19h: “Currículo na educação inclusiva” – Palestra com Maria de Fátima Joaquim Minetto (UFPR).

23/03 – 8h: “Educação matemática inclusiva” – Minicurso conduzido por Léo Akio Yokoyama (Colégio de Aplicação da UFRJ).

23/03 – 14h: Apresentação da “Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21”, que é formada por um grupo de famílias de pessoas com síndrome de Down da cidade de Foz do Iguaçu.

b