Semana da Pessoa com Síndrome de Down em Foz começa dia 19 de março

A data de 21 de março é considerada o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. Por isso, o grupo de famílias Unidas Pela Trissomia 21 organiza a Semana da Pessoa com Síndrome de Down em Foz do Iguaçu, de 19 a 24 de março. As atividades acontecem no auditório da Unila.

PROGRAMAÇÃO  

19 de março
19h – Violência Contra a pessoa com deficiência.
– Eliana Maria Colusso – Advogada com Curso de Pós Graduação Lato Sensu MBA em Direito Empresarial pela FGV. Concursada pela Secretaria da Segurança Pública Estadual de São Paulo, exercendo a função de Investigadora de Polícia de 1988 a 1993.

20 de março
19h – Quebrando tabus: a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e no ensino superior.
– Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unila;
– Eliandro Cereso Avancini -Graduado em Letras/espanhol pela Unioeste. Pós graduado pela mesma instituição em estudos formais em educação especial. Professor de educação especial no Estado do Paraná desde 2010;
– Daniela Cristina Valvassori – Escola Alternativa.
– Marta Maria de Oliveira – Escola Nosso Canto.

21 de março
19h – Desafios da Educação Inclusiva.
– Andreia Nakamura Baldezan e Eliane Pinto Goes – Professoras da Unioeste/Foz.

22 de março
9h – A inclusão e o atendimento especializado na escola comum: a Síndrome de Down em foco.
– Cleuza Kuhn: Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialização em Educação Especial e Inclusão pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e na Rede Estadual de Ensino, onde também atua em Sala de Recursos Multifuncionais de Altas Habilidades/Superdotação.
– Alexandra Pillar Milani: Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Atua na Educação Especial na Rede Estadual de Ensino há 11 anos, principalmente com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

19h – Intervenções na Síndrome de Down assistida por animais.
– Rubiane Christ – Formada em Psicologia pela Universidade Paranaense 2012 (UNIPAR – Cascavel ). Pós Graduada em psicopedagogia. Esp em Ed. Especial. Formação em Intervenções Assistidas por Animais pelo Instituto Bocalan Brasil. Projeto Focinho Terapia;
– Andressa Schmiedel S. Santos formada em Fonoaudiologia pela Unicentro e Andriane Schmiedel Fucks formada em Biologia pela Unioeste – A importância da terapia fonoaudiológica assistida com animais;
– Daliane C. Ribeiro graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário das Cataratas, pós-graduanda em Distúrbios de Fala e Linguagem. Tema: “A Intervenção Fonoaudiológica da fala e linguagem na Síndrome de Down”.

23 de março
Inclusão escolar para crianças com Síndrome de Down.
– Gene Gouveia – Neuropsicopedagoga , Especialista em Educação Especial e Distúrbio de comportamento.

24 de março
8h – Yoga como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento motor.
Aline Rezende: Instrutora de yoga há 3 anos formada pelo Instituto Pequenos Yogis e em formação pela Aurananda – Academia Internacional de Yoga.
Fisioterapeuta há 10 anos pela Faculdade União das Américas.

9h30 – Estratégias de alfabetização para pessoas com Síndrome de Down.
Silvana M.G.V.S. Justo – Pedagoga, especialista em educação especial, em dislexia, em psicopedagogia clínica e institucional e técnica em neurometria funcional.

14h – Cine Reflexão – Apresentação do filme “O guardião de memórias”.
Mediação: Gabriel Rodrigues da Cunha – professor da Unila.