Representantes da APP-Sindicato/Foz participam de encontro pela diversidade

Durante o evento aconteceu o lançamento oficial da Casa de Malhú

Nesta quarta-feira (18), representantes da APP-Sindicato/Foz participaram da formação “Encontros pela Diversidade”, promovida pela Coordenadoria da Diversidade de Foz do Iguaçu e o ILAACH da Unila (Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História). O evento aconteceu na Unioeste/Foz e na sala de exposições da Fundação Cultural.

A programação contou com mesa de debate sobre gênero, mulheres e feminismo, realizada na parte da manhã. Durante o diálogo, a secretária de Políticas Sociais da APP-Sindicato/Foz, Danielli Ovsiany Becker, contribuiu para a reflexão a partir da perspectiva da educação, do trabalho e do movimento sindical.

À tarde, na segunda parte do encontro, a professora Dra. Megg Rayara Gomes de Oliveira coordenou os debates promovidos durante a mesa “Direitos LGBTI+”. Ela apresentou perspectivas para a superação do preconceito e da violência LGBTfóbica, abordou o tema da educação e a realidade das travestis e transexuais no país.

Primeira travesti negra a obter o título de doutorado no Brasil, a professora universitária Megg Rayara é docente da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Além dos representantes da APP-Sindicato/Foz, participaram do encontro pela diversidade integrantes da ILAACH da Unila, Unioeste/Foz, Casa de Malhú (Associação de Travestis e Transexuais de Foz), OAB, Conselho da Mulher, CRAM, EPIDI, Coletivo Afrolatinxs e acadêmicos de vários cursos universitários.

Um espaço em Foz

No encerramento da programação, no período noturno, aconteceu o lançamento oficial da Casa de Malhú. A cerimônia de oficialização da entidade foi conduzida pela professora Milena Branco. Milena é trans e ocupará a secretaria executiva da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBT da APP-Sindicato/Foz.

A Casa de Malhú é uma associação civil. A entidade tem como finalidade ser um instrumento de expressão da luta, da conquista e da garantia dos plenos direitos humanos das travestis, transexuais e outros segmentos que têm seus direitos negados e/ou negligenciados pela sociedade e os governos.

Articulação pela diversidade

A ação “Encontros pela Diversidade” é resultado da parceria entre a Coordenadoria da Diversidade e o ILAACH da Unila. Nesta primeira etapa dos trabalhos, a atividade visa contribuir para a formação dos integrantes da coordenadoria pela promoção da diversidade, colegiado formado por representantes de 21 entidades, instituído em Foz do Iguaçu em abril de 2017.

0 01 1 02 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14