Propostas do governo destroem carreira dos servidores

Novas leis foram enviadas em regime de urgência e devem ser votadas logo. A partir de segunda iniciam as vigílias na Alep

Para comprovar que o que está ruim pode ficar pior, o governador Beto Richa enviou hoje (4), para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), as mensagens legislativas nº 001/2015 e 002/2015. Se existia alguma ilusão na categoria de que o governo do Estado respeitaria as nossas conquistas, saibam que ela foi enterrada com uma pá de cal através do que propõem estas mensagens. Ao receber os documentos, o deputado estadual Professor Lemos imediatamente remeteu os projetos a direção estadual da APP-Sindicato, que passou a tarde estudando e avaliando a gravidade das medidas. A bancada de oposição também está concluindo estudo completo sobre os projetos de lei e deverá tomar medidas imediatas sobre o assunto.

Se aprovada, entre outras coisas, as novas leis complementares modificarão totalmente a forma de promoção e progressão tanto do Quadro Próprio do Magistério (QPM), como também do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB). Quer mais? Elas também alteram o acesso ao Nível III da carreira dos(as) professores(as), tornando muito mais difícil que alguém alcance o mesmo.

E a desgraceira não para. A nova lei de Beto Richa modificará as regras do auxílio transporte (cujo valor passará a ser nominal e não indexado, como ocorre hoje). O auxílio transporte não será incorporado ao salário, não será pago no caso de afastamento, férias ou 13º salário. E a lei regulariza o desconto proporcional em razão de faltas: