Em defesa da UNILA, em apoio à resistência e à integração dos povos da América Latina

NOTA PÚBLICA

1. A direção da APP-Sindicato/Foz manifesta solidariedade aos estudantes, técnicos e professores da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e apoio à resistência da comunidade acadêmica contra a proposta de desmonte da instituição.

2. A APP-Sindicato/Foz repudia a emenda legislativa ilegal, autoritária e oportunista do deputado federal Sérgio Souza (PMDB/PR), que impõe a extinção da universidade federal com sede em Foz do Iguaçu. A proposta, ao mesmo tempo, ataca a conformação multicampi da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e seu projeto de interiorização em cidades paranaenses.

3. Em que pese o casuísmo do parlamentar autor da proposta, que utiliza a iniciativa como retórica eleitoral dirigida a seus redutos de apoio, a tentativa de desmonte da UNILA está inserida no contexto mais amplo da luta social e política no país.

O ataque à autonomia universitária e à gratuidade do ensino, o corte de recursos destinados ao financiamento, à valorização dos servidores e à expansão da oferta de ensino superior público decorrem da concepção de estado mínimo que prevalece no governo brasileiro.

unila logoResultam do compromisso do governismo com o grande capital e o sistema financeiro internacional, materializado, entre outras medidas, na recente aprovação da emenda constitucional que limita gastos sociais públicos por 20 anos, na alteração da legislação trabalhista e na proposta de reforma previdenciária em trâmite.

4. Ao combalir a universidade pública e gratuita, as forças políticas conservadores visam priorizar a integração subalterna do Brasil ao sistema de poder internacional, sob a hegemonia das grandes potências. Pretendem instituir uma universidade formadora de mão de obra barata para atender ao capital, ao setor agrário antiquado, refreando o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil e nos países latino-americanos.

Neste sentido, é exemplar a justificativa do deputado peemedebista Sérgio Souza para o desmantelamento da UNILA a favor da criação de uma universidade regional voltada para as “potencialidades” do agronegócio.

5. Defender a UNILA significa defender o pensamento crítico, a formação humana, a inclusão, a diversidade e a universalidade dos saberes. Defender a UNILA significa defender a universidade radicalmente pública, gratuita e popular em que estão impressos os sotaques e as cores dos povos da América Latina.

Foz do Iguaçu, 18 de julho de 2017

A direção da APP-Sindicato/Foz