Educadores/as em greve protestam em defesa da pauta

Ato público interrompeu a rua de acesso ao NRE de Foz do Iguaçu

Educadores/as da rede estadual de educação realizaram ato público em frente ao NRE (Núcleo Regional de Educação) de Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira, 27. O protesto reforça a cobrança ao Governo Estadual pelo cumprimento do acordo com a categoria, que prevê o pagamento da data-base no próximo mês de janeiro. Os servidores exigem também a implementação e a quitação das progressões e promoções e outros itens da pauta da greve.

Com faixas, cartazes e carro de som, os/as trabalhadores/as da educação interromperam o trânsito na rua de acesso ao NRE, por aproximadamente duas horas. Técnicos/as da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que também estão em greve, fortaleceram a mobilização, denunciando as medidas dos governos que pretendem retirar direitos sociais e trabalhistas.

A
Educadores/as exigem do governo o cumprimento do pagamento da data-base, para janeiro de 2017

O secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges Junior, explicou que a escola e o serviço público estão sendo sucateados. “Nesta greve, temos as reivindicações prioritárias. Mas nossa pauta reúne mais de 50 itens. Estamos há onze anos sem concurso público, 40% dos/as funcionários/as de escolas trabalham de forma contínua mediante contrato precário, o PSS. Até hoje o Estado sequer começou a implantar o novo modelo de saúde para os/as servidores/as”, informou.

“É uma greve de resistência para evitar que nossos direitos sejam retirados. Não estamos pretendendo novos benefícios, estamos lutando contra os ataques do governo