Educadores(as) e militantes sociais de Foz lançam livros nos 50 anos do AI-5

“Memória e história são fundamentais para quem pensa no futuro. E quando o assunto é democracia, falar em ditadura é necessário para que não se repitam os mesmos erros e crueldades”. Com essa apresentação, Silvana Souza e Ivan Seixas convidam para o lançamento dos dois livros dos autores.

“Educação para a emancipação ou para a alienação” é de autoria da educadora e militante social Silvana Souza. “Democracia, resistência e justiça de transição” é uma publicação do professor e ativista dos direitos humanos Ivan Seixas. Silvana e Ivan vivem e militam em Foz do Iguaçu.

O lançamento dos livros da Editora Nova Praxis será nesta quinta-feira, 13, às 19h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A atividade não poderia ser em data mais oportuna. O AI-5 (Ato Institucional) foi imposto pela ditadura civil-miliar no Brasil em 13 de dezembro de 1968, há exatos 50 anos.

Os livros de Silvana Souza e Ivan Seixas dialogam com os acontecimentos de 1968. Seja ao se revisitar a arbitrariedade e a violência aprofundada pelo AI-5, seja pela reflexão em torno de uma educação para a autonomia das pessoas e a transformação da sociedade.