Educadores do Paraná repudiam Duso e Vitorassi

Cerca de 800 educadores do Paraná aprovaram a moção de repúdio aos vereadores iguaçuenses Dilto Vitorassi (PV) e Fernando Duso (PT). O documento foi deliberado durante a plenária final do XII Congresso Estadual da categoria, promovido em Foz do Iguaçu. Os servidores da educação repudiam as atitudes machistas e autoritárias dos parlamentares durante atividades legislativas em 2015.

Em dezembro do ano passado, os educadores já haviam aprovado moção de repúdio dirigida aos dois vereadores, durante o Congresso Regional da APP-Sindicato/Foz, rechaçando o comportamento ofensivo e preconceituoso de Vitorassi durante sessão da Casa de Leis, tomadas sob a proteção e amparo de Duso, presidente do legislativo.

O episódio de quebra de decoro de Vitorassi com a complacência de Duso aconteceu durante manifestação da população contra o projeto que previa o aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu, proposta de Dilto Vitorassi com o apoio de Fernando Duso. Na primeira votação da mudança da legislação, Vitorassi insultou e ofendeu a população presente na sessão pública, inclusive, educadores e educadoras da base sindical da APP-Sindicato/Foz.

Aprovado em primeira discussão, o projeto que pretendia aumentar de 9 para 21 o número de parlamentares recebeu a oposição de 90% da população da cidade, a partir das mobilizações do Comitê Popular Contra o Aumento de Vereadores, proposto pela APP-Sindicato/Foz e que reuniu diversas entidades e cidadãos. Pressionados pelos protestos da comunidade e pela plenária da Câmara dos Vereadores lotada, os vereadores recuaram e retiraram o projeto durante sessão realizada em 1º de dezembro de 2015.